dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Nogueira, Vera Maria Ribeiro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Weidauer, Rosemari Taborda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T21:52:55Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T21:52:55Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
249950 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91355 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
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dc.description.abstract |
Este estudo remete ao contexto ideológico, histórico e político em que vem se dando a utilização e significação do conceito de "questão social". Demarca que com a reestruturação capitalista de reforma do Estado, medidas de reorientação neoliberal sutilmente vêm diluindo a explicitação de "questão social" como conflito de classe. Reconhece que, paralelamente às ambigüidades conceituais de interpretações decorrentes da racionalidade formal-abstrata, criam-se obstáculos que impedem o reconhecimento das reais pedras do caminho que envolve a construção de alternativas para o enfrentamento da "questão social". Do mesmo modo, a pretensão de deslocar as suas origens para o meio familiar e/ou individual é no mínimo oportuna no processo de desresponsabilização do Estado. Frente ao referencial teórico assumido, é colocado que o nódulo problemático consiste na capacidade teórico-metodológica de o profissional ler e interpretar os fenômenos sobre os quais se debruça. Assim, o presente estudo parte das reflexões que estabelecem a centralidade desse conceito no exercício e na formação profissional, com base na teoria social de Marx. Entendendo que, frente ao atual cenário em que brotam sutis determinações governamentais de assistencialização da "questão social", torna-se eminente refletir sobre como vem se dando a apropriação de seu significado entre os assistentes sociais concretamente envolvidos com suas manifestações. Com isso o presente documento explicita duas ordens de sinalização no decorrer do texto: 1) as Diretrizes Curriculares de 1996, colocando a "questão social" como eixo ordenador da intervenção profissional, buscou romper com a visão de situação social problema que orientava a intervenção com base no indivíduo descolado de sua situação de classe; 2) isso permitiu evidenciar o entendimento de que o Serviço Social intervém nas manifestações da "questão social" com políticas sociais, por meio de planos, programas, projetos ou serviços sócio-assistenciais, sendo essa intervenção alimentada pela visão de mundo, homem e sociedade do profissional. Com isso chega-se a constatação de que esse processo se faz acompanhar de incoerências teórico-metodológicas. Mas o presente estudo compreende ser preciso reconhecer as pedras do caminho, para desiludir-se das flores imaginárias e ampliar as possibilidades de poder apanhar flores vivas (MARX, 1977). |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Serviço social |
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dc.subject.classification |
Assistentes sociais |
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dc.subject.classification |
Toledo (PR) |
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dc.subject.classification |
Formação profissional |
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dc.title |
A questão social e sua apropriação pelos assistentes sociais supervisores no município de Toledo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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