Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses

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Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de pt_BR
dc.contributor.author Schlickmann, Raphael pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T21:03:05Z
dc.date.available 2012-10-23T21:03:05Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250450 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91292
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Buscando entender o público específico da EaD - tipicamente adulto - realizou-se uma pesquisa com o objetivo de analisar os fatores determinantes na opção do estudante por essa modalidade de ensino nos cursos de graduação em Administração das universidades catarinenses. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa se caracteriza como: descritiva, seccional, bibliográfica, levantamento e com abordagem quantitativa. Após a coleta e análise de dados pôde-se concluir que o perfil sócio-econômico dos estudantes dos cursos de graduação em Administração a distância de Santa Catarina converge com as características dos estudantes de EaD trazidos pelo estado da arte. A maior parte é adulta, exerce ocupação profissional e têm larga experiência de vida acumulada. Em relação ao aprendizado a distância constata-se que a necessidade de autonomia e flexibilidade do aluno a distância é veemente na medida em que optam por sua própria residência para a realização dos estudos; escolhem o período e carga horária mais indicados para a realização dos seus estudos, levando em consideração o período em que trabalham, os afazeres domésticos, os momentos com a família e o ambiente mais propício; além de escolherem o recurso mais apropriado para seus estudos. Por fim, analisados os fatores determinantes na opção dos estudantes pela EaD conclui-se que os mais determinantes estão ligados principalmente à flexibilidade oportunizada por esta modalidade de ensino e às questões profissionais dos alunos. A partir da apresentação destes resultados pode-se concluir que a modalidade a distância apresenta-se como um dos poucos meios disponíveis ao estudante adulto para a conciliação dos estudos com as atribuições da vida diária a que está sujeito. pt_BR
dc.format.extent 155 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.title Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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