Evandro Affonso Ferreira: vidas desengraçadas e o arquivo debilitado

DSpace Repository

A- A A+

Evandro Affonso Ferreira: vidas desengraçadas e o arquivo debilitado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, Sérgio Luiz Rodrigues pt_BR
dc.contributor.author Studart, Júlia Vasconcelos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T20:26:25Z
dc.date.available 2012-10-23T20:26:25Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 249670 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91241
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação investiga procedimentos da escritura de Evandro Affonso Ferreira, autor brasileiro contemporâneo com cinco livros publicados até o momento. Estes procedimentos são estudados a partir de como suas personagens se movem. O trabalho se divide em duas partes: a primeira é um jogo entre uma galeria (possível e falhada) de estúpidos e suas "vidas infames", acerca da experiência e da existência precárias dessas personagens. O jogo se dá num contágio com as artes visuais (Marcelo Coutinho, Elida Tessler e León Ferrari) e com alguns outros textos ficcionais de autores como Gusmán, Kafka, Melville, Walser etc. A segunda é como o autor trabalha com seus textos, seus livros e o léxico que usa - as palavras sonoras -, como se tudo isso formasse um só livro, livre numa biblioteca de babel da língua, da imaginação, da memória, da literatura. O livro como objeto que compõe a trajetória de um autor-leitor, a sua coleção babélica. Para isso faço uso de teóricos como Agamben, Benjamin, Blanchot, Derrida, Deleuze, Foucault entre outros. This dissertation investigates writing procedures by Evandro Affonso Ferreira, a contemporary Brazilian author with five books published so far. These procedures are studied according to the movement of the characters. The work is divided in two parts: the first one is a game for a galery (possible and failed) of stupids and its "infamous lives" regarding the precarious experience and existence of these characters. The game happens in an involvement with the visual arts (Marcelo Coutinho, Elida Tessler and León Ferrari) and with some other fictional texts from authors like Gusmán, Kafka, Melville, Walser etc. The second one is how the author works with his texts, books and the lexicon he uses - the sonorous words -, as all this would form a single (an unique) book, free in a Babel library of the language, of the imagination, of the memory, of the literature. The book as an object that compounds the trajectory of an author-reader, his Babelic collection. For this I use the theories of Agamben, Benjamin, Blanchot, Derrida, Deleuze, Foucault and others. pt_BR
dc.format.extent 179 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Literatura brasileira pt_BR
dc.subject.classification Vida pt_BR
dc.title Evandro Affonso Ferreira: vidas desengraçadas e o arquivo debilitado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
249670.pdf 2.412Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar