Características de interação verbal entre instrutor e participantes em contexto de ensino em uma empresa

DSpace Repository

A- A A+

Características de interação verbal entre instrutor e participantes em contexto de ensino em uma empresa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Lopes, Gecelene Cíntia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T19:46:43Z
dc.date.available 2012-10-23T19:46:43Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 255035 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91197
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract É freqüente encontrar, sobretudo nas empresas, muitos tipos de deficiências nas relações entre colaboradores em decorrência do uso inapropriado da linguagem. Por meio da observação de um treinamento, dividido em três etapas de trinta minutos, foi possível identificar as propriedades das classes de respostas do instrutor na interação com os participantes por meio das condições antecedentes e conseqüentes, em uma empresa na cidade de Blumenau-SC. Fizeram parte do trabalho três participantes e um instrutor. Foram elaboradas categorias a partir dos dados coletados nas sessões de registro cursivo. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de registro a intervalos que permitiu à pesquisadora o registro da freqüência de ocorrências das categorias. O uso da análise funcional possibilitou identificar as contingências que interferiram no comportamento do instrutor na relação com os participantes. Os resultados dos dados apontam para a predominância da classe de respostas do instrutor de "explicar", sendo possível aferir que o desempenho dos participantes esteve muito mais sob controle de regras do que sob controle de contingências, em especial sob controle da necessidade de criar condições para que os participantes aumentassem seus repertórios iniciais (pré-requisitos) necessários para realizar as tarefas programadas. Assim, o estudo das características da interação verbal entre instrutor e participantes pode ser um trabalho preliminar importante para a criação de programas de ensino que visem contribuir para a diminuição das deficiências nas relações sociais tão freqüentemente encontradas nas escolas e organizações de trabalho. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Interação social pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.title Características de interação verbal entre instrutor e participantes em contexto de ensino em uma empresa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
255035.pdf 628.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar