Relação entre práticas educativas parentais e memórias de cuidados na infância

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Relação entre práticas educativas parentais e memórias de cuidados na infância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Mauro Luis pt_BR
dc.contributor.author Hennig, Francieli pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T17:00:06Z
dc.date.available 2012-10-23T17:00:06Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 256274 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90944
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa foi identificar a relação entre memória de cuidados recebidos na infância e práticas educativas parentais. Participaram do estudo 80 indivíduos, 60 mães e 20 pais, que possuíam pelo menos um filho na faixa etária entre 12 e 18 anos, residentes na cidade de Blumenau-SC. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um inventário de estilos parentais e do EMBU (Egna Minnen av Barndoms Uppfotran - Minhas memórias da infância). Os resultados apontaram que existe relação entre as memórias de cuidados na infância e práticas educativas parentais. No grupo de mães, lembranças do pai durante a infância tiveram impacto nas práticas educativas na vida adulta. Quanto mais lembranças de rejeição as participantes tiveram por parte do pai na infância, menos utilizam a monitoria positiva com seus filhos e mais se observa a presença da punição inconsistente e do abuso físico nas práticas educativas. A dimensão calor emocional do pai também interferiu nas práticas maternas. Quanto mais calor emocional do pai foi lembrado entre as mães, mais estas fazem uso da monitoria positiva na educação de seus filhos e menos utilizam a punição inconsistente e o abuso físico com seus filhos. Foi constatado ainda, no grupo de mães, correlação negativa entre lembranças de calor emocional da mãe na infância e utilização de abuso físico com o filho. Quanto mais calor emocional da mãe foi lembrado na infância, menos o abuso físico é utilizado enquanto prática educativa. No grupo de pais, lembranças de super-proteção da mãe na infância apresentou correlação com disciplina relaxada na prática educativa com o filho. Conclui-se que existem relações significativas entre memórias de cuidados na infância e práticas educativas parentais. pt_BR
dc.format.extent 136 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Assistência a menores pt_BR
dc.subject.classification Memoria pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Cuidado e higiene pt_BR
dc.title Relação entre práticas educativas parentais e memórias de cuidados na infância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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