Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira

DSpace Repository

A- A A+

Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pt_BR
dc.contributor.advisor Sanchez, Sandra Barros pt_BR
dc.contributor.author Raitani Júnior, Antonio Alir Dias pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T16:38:58Z
dc.date.available 2012-10-23T16:38:58Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 251661 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90910
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia. Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola pt_BR
dc.description.abstract De maneira geral e não se considerando um passado muito distante, a maioria das escolas técnicas de nível médio que oferecem educação profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas estavam surgindo quanto à colocação e permanência desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade. Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda, a preocupação com a formação profissional é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em "aprender para fazer e fazer para aprender". A disciplina de práticas profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório onde os estudantes com a devida orientação dos professores e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal, aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão e auto-avaliação do aluno através da adoção do Portfólio como instrumento de sistematização e contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade, considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema de escola-fazenda, ainda em regime de internato, leva os estudantes ao constante exercício de convivência com respeito as diferenças, pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados por Delors (2003). pt_BR
dc.format.extent 101 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro (RJ) pt_BR
dc.subject.classification Ensino agricola pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Auto-avaliação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Porta-folio pt_BR
dc.title Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
251661.pdf 12.51Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar