Influência do óleo lubrificante na transferência de calor em um compressor hermético alternativo

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Influência do óleo lubrificante na transferência de calor em um compressor hermético alternativo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Prata, Alvaro Toubes pt_BR
dc.contributor.author Pizarro R., Rodrigo A. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T15:43:50Z
dc.date.available 2012-10-23T15:43:50Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 265982 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90828
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.description.abstract No interior de um compressor hermético, o óleo lubrificante tem por função lubrificar as partes móveis, reduzir o vazamento do gás entre o cilindro e o pistão, prevenir a corrosão e o desgaste das partes metálicas, reduzir o acúmulo de contaminantes, amortecer impactos entre os componentes e controlar o campo de temperaturas do compressor por meio da transferência de calor com o gás, com a carcaça e com os demais componentes internos. No presente trabalho, é apresentada uma metodologia de cálculo para se avaliar a influência do óleo lubrificante na transferência de calor de um compressor hermético alternativo. Em alguns compressores, a existência de um padrão de circulação do lubrificante, promovido por um sistema de bombeamento acoplado ao eixo, proporciona uma remoção do calor dos componentes internos, o qual é rejeitado para o ambiente externo por meio da formação de um filme descendente de óleo junto à parede interna da carcaça. O presente modelo propõe equações para o transporte de calor na forma diferencial unidimensional cuja solução fornece o campo de temperaturas no óleo e na carcaça para uma dada condição de operação do compressor. A fim de validar o modelo numérico proposto, um compressor protótipo foi devidamente instrumentado para fornecer valores de temperatura em diversos pontos da carcaça e da parte interna do compressor para diferentes condições de operação. Os testes foram realizados em uma bancada experimental especialmente adaptada para receber o compressor protótipo. Adicionalmente à análise experimental, um modelo térmico global baseado em balanços de massa e energia na forma integral para os componentes internos do compressor foi adaptado e acoplado ao modelo de transferência de calor no óleo e na carcaça. Este modelo permitiu estimar a influência de diversas variáveis relativas ao escoamento do óleo sobre importantes parâmetros do compressor, como temperatura dos componentes, capacidade de refrigeração e potência consumida. De uma forma geral, observa-se que a temperatura dos componentes internos, da carcaça e do óleo no reservatório (cárter) são, em algumas condições, influenciadas pelo padrão de escoamento do óleo no interior da carcaça de forma significativa. Entretanto, grandezas energéticas e de eficiência são pouco afetadas por parâmetros como a vazão total de óleo bombeada, a vazão de óleo que escoa como um filme na parede da carcaça, o volume de óleo presente no cárter do compressor e a fração de óleo que escoa por sobre os componentes internos do compressor. pt_BR
dc.format.extent xxiii, 134 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Compressores herméticos pt_BR
dc.subject.classification Oleos lubrificantes pt_BR
dc.subject.classification Calor - pt_BR
dc.subject.classification Transmissao pt_BR
dc.title Influência do óleo lubrificante na transferência de calor em um compressor hermético alternativo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Barbosa Junior, Jader Riso pt_BR


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