dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mendes, Maurício Alves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T14:18:08Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T14:18:08Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
246243 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90703 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa, desenvolveu-se e avaliou-se um modelo de gestão de cursos tecnológicos a distância que utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) junto a ferramentas virtuais de simulação, aplicadas na experimentação prática, visando reduzir a carga horária presencial de experimentos práticos de cursos de graduação nesta modalidade, viabilizando-os nos aspectos financeiros e pedagógicos. No desenvolvimento desta tese, estudantes de disciplinas de um curso de graduação da área tecnológica são submetidos a avaliações de aprendizagem de conceitos tecnológicos e a ensaios experimentais com laboratórios compostos por ferramentas de simulação. Diversas tecnologias de informação e comunicação são aplicadas em conjunto com softwares de simulação, compondo um modelo de gestão de cursos de graduação na modalidade de ensino a distância. A eficácia deste modelo proposto é avaliada por comparação com o modelo presencial, cujos ensaios práticos também são avaliados paralelamente ao modelo virtual. Testes de conhecimento prévios e posteriores a cada experimento são efetuados em grupos de estudantes denominados de controle e experimentais visando à avaliação e ao aprimoramento do modelo proposto. A comparação entre os resultados dos testes aplicados aos grupos comprovou que o modelo apresenta condições plenas de aplicação em cursos tecnológicos. Uma pesquisa exploratória das ferramentas mais adequadas de simulação on-line, off-line e de realidade virtual disponíveis no mercado, antecedeu a pesquisa principal, identificando-se os dispositivos tecnológicos e as TIC mais adequadas para a implementação do modelo de gestão proposto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
174 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de cursos tecnológicos a distância com aplicação de laboratórios virtuais |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |