dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bittencourt, Guilherme |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Frigo, Luciana Bolan |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T12:54:57Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T12:54:57Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
240341 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90611 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um dos grandes desafios dos pesquisadores da área de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) tem sido definir maneiras de construir STI adaptativos sem que isso acarrete a elevação dos custos de tempo e esforço do professor. A principal contribuição desta tese é a proposta de um modelo formal de suporte à adaptação para STI, implementado na Ferramenta de Autoria para Sistemas Tutores (FAST). A definição do modelo é baseada em formalismos como Ontologias, para a representação do conhecimento envolvido nos modelos do domínio e do estudante, e Redes de Petri a Objetos, para definir o modelo pedagógico. As transições destas Redes de Petri controlam as interações com o estudante, escolhendo os conteúdos do domínio a serem apresentados a cada momento de acordo com as informações armazenadas no modelo do estudante. Todo o gerenciamento e controle do modelo do estudante, bem como a determinação dos conteúdos mais apropriados para um determinado estudante, são feitos automaticamente pelo modelo pedagógico. O professor especifica somente o conteúdo referente ao domínio do curso, estabelecendo pré-requisitos e níveis de dificuldade de acordo com a estrutura do modelo de autoria. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xx, 126 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia eletrica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas tutoriais inteligentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Autoria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo de autoria para sistemas tutores adaptativos |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |