O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas crianças

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O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas crianças

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coutinho, Maria Chalfin pt_BR
dc.contributor.author Natividade, Michelle Regina da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T12:19:50Z
dc.date.available 2012-10-23T12:19:50Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 243910 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90554
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos que crianças atribuem ao trabalho, de modo a estabelecer relações com seu contexto de vida cotidiano e o mundo do trabalho contemporâneo. Realizei com sete crianças entrevista semi-estruturada aliada ao uso do desenho. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Ao definir o que é trabalho, as crianças se remeteram a profissões, atividades ou locais de trabalho, compreendendo que sua finalidade é, prioritariamente, a remuneração. Esta, assim como, um local definido, relações hierárquicas, apareceram como características do trabalho. Este foi valorado positivamente quando relacionado a uma boa remuneração, ao contato com amigos, e negativamente foi vinculado ao cansaço, má remuneração. As crianças também apresentaram a formulação de um projeto profissional. Os sentidos do trabalho estiveram vinculados à realidade cotidiana das crianças e ao discurso capitalista sobre o mundo do trabalho. Diante desses dados, proponho ambientes de discussão com as crianças, que favoreçam não só a reflexão e análise crítica, mas também a emancipação e a cidadania. Buscar a construção de valores que transcendam a ótica capitalista, e que o trabalho possa ser significado como relação de dupla transformação entre o homem e a natureza, como condição de humanização, pois, por meio do trabalho, o sujeito se constitui. pt_BR
dc.format.extent vii, 124 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Percepção pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.title O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas crianças pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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