Mapas cognitivos como ferramenta para a construção de programas de formação: um estudo de caso sobre as atividades de operadores de empilhadeira

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Mapas cognitivos como ferramenta para a construção de programas de formação: um estudo de caso sobre as atividades de operadores de empilhadeira

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dutra, Ana Regina de Aguiar pt_BR
dc.contributor.author Esperança, Maria Christina Themistocles pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T08:17:56Z
dc.date.available 2012-10-23T08:17:56Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 240536 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90301
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo tornar declarativo através de mapas cognitivos o conhecimento tácito de operadores de empilhadeira no setor de armazém e expedição de frigorífico. A partir da análise das atividades dos operadores de empilhadeira deste setor, o estudo revela as reais exigências e condicionantes deste tipo de atividade propondo uma abordagem em programas de treinamento e capacitação mais abrangente das que têm sido feito tradicionalmente. A necessidade de tornar declarativo o conhecimento tácito dos operadores de empilhadeira derivou da intenção em realizar treinamentos para esta atividade com foco no conhecimento de operadores mais experientes e nas exigências principalmente cognitivas específicas desta atividade. Os cursos habilitadores obrigatórios pelas leis trabalhistas brasileiras pressupõem que em todas as atividades com empilhadeira existe um único tipo de conhecimento referente a equipamentos e a normas de segurança, sem interesse em buscar o conhecimento tácito dos operadores que se perde ao longo dos anos principalmente quando saem da empresa. Com a formalização destes conhecimentos tácitos representados graficamente pelos Mapas Cognitivos pretende-se ampliar os temas desenvolvidos em cursos de formação e treinamento nesta atividade e ao mesmo tempo proporcionar sua inserção numa memória organizacional. O embasamento teórico diz respeito à ergonomia, à gestão do conhecimento, à capacitação e aos mapas cognitivos. A metodologia usada foi a Análise Ergonômica do Trabalho dos operadores de empilhadeira de um frigorífico com ênfase na análise das atividades. Evidenciando as atividades realmente feitas e não tão somente as prescritas, representaram-se graficamente em Mapas Cognitivos as exigências cognitivas de cada etapa da atividade e suas relações. Concluímos que ao revelar o conhecimento tácito de operadores envolvidos nesta situação específica de trabalho pela representação dos Mapas Cognitivos, temos uma melhor compreensão dos conceitos meio e fim verbalizados pelos operadores de suas representações mentais das etapas da atividade com suas conexões para alcançar a meta final ou o objetivo da produção. Concluímos também que a externalização destes conhecimentos tácitos traz importante contribuição para a formação e treinamento de atividades específicas sob a ótica da Ergonomia Cognitiva e que os Mapas Cognitivos constituem-se uma eficaz ferramenta na representação da imagem do operador. pt_BR
dc.format.extent 83 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Mapas cognitivos pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Trabalho - pt_BR
dc.subject.classification Analise pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia cognitiva pt_BR
dc.title Mapas cognitivos como ferramenta para a construção de programas de formação: um estudo de caso sobre as atividades de operadores de empilhadeira pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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