Crenças maternas sobre práticas de cuidado parental e metas de socialização infantil

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Crenças maternas sobre práticas de cuidado parental e metas de socialização infantil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Mauro Luis pt_BR
dc.contributor.author Piovanotti, Marcelo Richar Arua pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T08:10:32Z
dc.date.available 2012-10-23T08:10:32Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 245141 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90291
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract O cuidado parental engloba fatores complexos da história evolutiva da espécie humana. Dentre eles está o sistema de crenças parentais. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou contribuir com o estudo das metas de socialização infantil e crenças sobre práticas de cuidado parental, entre mães brasileiras. Participaram 50 mães, de Florianópolis, maiores de 18 anos, com um filho(a) de 0 a 3 anos. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário socioeconômico, uma entrevista semi-estruturada e uma escala de crenças sobre práticas parentais. A análise dos dados mostrou que, apesar da diferença de escolaridade entre as participantes, não houve diferença significativa entre as metas de socialização infantil. Por outro lado, a escolaridade da mãe está relacionada com a valorização de práticas de cuidado parental. Esses resultados estão de acordo com a psicologia evolucionista do desenvolvimento. Nesta perspectiva, o comportamento parental se assemelha entre as diferentes culturas na sua função, devido a sua adaptabilidade em termos evolucionistas, enquanto varia na forma, em virtude das particularidades do contexto no qual se manifestam. A partir dos dados coletados, reforçamos a hipótese de que as metas, traduzidas como aquilo que a sociedade estabelece ser o desenvolvimento adequado de uma criança, são compartilhados, enquanto as crenças sobre a forma de alcançar esses objetivos dependem do contexto de representações do grupo social. È justamente nesse sistema multidimensional de metas de socialização e crenças sobre práticas de cuidado, no qual a escolaridade parece ter um papel específico de atuação, que as mães estabelecem a dinâmica relacional com suas crianças, tendo a tarefa de decidir o melhor caminho para garantir o desenvolvimento satisfatório de seus descendentes. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Socialização pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.title Crenças maternas sobre práticas de cuidado parental e metas de socialização infantil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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