Modelo da participação do cliente na produção de edificações por encomenda

DSpace Repository

A- A A+

Modelo da participação do cliente na produção de edificações por encomenda

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Mayr, Luiz Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T06:48:18Z
dc.date.available 2012-10-23T06:48:18Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246393 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90167
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda a relação entre o projeto e a obra e trata do problema das adaptações e alterações do projeto durante a execução. A compreensão atual do problema, baseada no conceito de produção como transformação de recursos em produtos, prescreve o projeto de acordo com os requisitos do cliente e a obra em conformidade com o projeto; as alterações seriam decorrentes das inconsistências do projeto ou das deficiências da obra e prejudicariam a produtividade e a qualidade. Esta perspectiva, talvez adequada para a produção de bens para o mercado imobiliário, desconsidera que as necessidades do cliente são dinâmicas e que o ambiente exerce influência sobre as suas expectativas. No entanto, quando é o cliente que encomenda a obra como um serviço, há um conflito entre o alcance de seus objetivos e a conformidade ao projeto. Isto sugere como objetivo para este trabalho a apresentação de um modelo da produção que concilie as lógicas de manufatura com as das operações de serviço, permitindo uma nova compreensão do problema. Para que este objetivo seja alcançado, a pesquisa revisa a literatura da gestão da produção, do processo de projeto e das operações de serviço; formula um modelo para expressar a participação do cliente; verifica a sua aplicabilidade e avalia as implicações do modelo na teoria e na prática. O resultado da pesquisa indica que o cliente desempenha papel gerencial na avaliação do processo e dos seus resultados, que a sua participação reduz a consistência do projeto mas direciona a produção para o alcance de seus objetivos e que estas alterações do projeto na obra são inerentes ao processo. O modelo apresentado, ao aproximar as abordagens de gestão de manufatura e de gestão de serviços em uma visão integrada, pode servir para o estudo de operações que tem como produto um mix de bens e de serviços. pt_BR
dc.format.extent 161 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.subject.classification Edificações pt_BR
dc.subject.classification Administração da produção pt_BR
dc.subject.classification Clientes - pt_BR
dc.subject.classification Contatos pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Participação pt_BR
dc.title Modelo da participação do cliente na produção de edificações por encomenda pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
246393.pdf 537.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar