Uma etnografia da escola indígena Fen'Nó à luz da noção de corpo e das experiências das crianças kaingang e guarani

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma etnografia da escola indígena Fen'Nó à luz da noção de corpo e das experiências das crianças kaingang e guarani

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tassinari, Antonella Maria Imperatriz pt_BR
dc.contributor.author Limulja, Hanna Cibele Lins Rocha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T06:47:43Z
dc.date.available 2012-10-23T06:47:43Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244601 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90166
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa, realizada entre os Kaingang da Terra Indígena (TI) Toldo Chimbangue localizada no Oeste Catarinense, procura apresentar uma etnografia da Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen#Nó, a partir do modo como as crianças kaingang e as crianças guarani se percebem e se relacionam nesse espaço. A comunidade Guarani do Araça#i, que reside temporariamente na TI kaingang, também é apresentada na pesquisa, fornecendo subsídios para compreender melhor as crianças e a escola guarani. Dentro do contexto escolar, a noção de corpo é destacada no sentido de apresentar o lugar fundamental que a escola possui atualmente ao se constituir como locus central na construção corporal das crianças kaingang e guarani. A partir dos textos, desenhos e entrevistas realizadas com as crianças é possível perceber aspectos culturais e históricos das relações mais gerais entre grupos Kaingang e Guarani. Considerando a temática da Antropologia da Infância, que parte do pressuposto de que a criança se constitui como sujeito ativo na construção de sentido para a sua experiência, busco apresentar o que estas crianças pensam a respeito da escola e de suas relações com crianças provenientes de outras etnias. Neste sentido, o tema da Educação Escolar Indígena permeia toda a discussão desse trabalho, no qual tento apresentar a valiosa contribuição que as crianças podem trazer para pensar a prática atual da educação na escola indígena. pt_BR
dc.format.extent 138 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Antropologia pt_BR
dc.subject.classification Antropologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Indios Guarani pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Indios Kaingang pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Relações étnicas pt_BR
dc.title Uma etnografia da escola indígena Fen'Nó à luz da noção de corpo e das experiências das crianças kaingang e guarani pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
244601.pdf 13.22Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar