Supermercados e alimentos orgânicos no Brasil: estratégias e tendências

DSpace Repository

A- A A+

Supermercados e alimentos orgânicos no Brasil: estratégias e tendências

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Guivant, Julia Silvia pt_BR
dc.contributor.author Moro, Eduardo João pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T06:21:23Z
dc.date.available 2012-10-23T06:21:23Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 247153 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90120
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. pt_BR
dc.description.abstract O consumo de alimentos orgânicos tem apresentado um grande crescimento, sobretudo, a partir da década de 90. Atualmente o mercado mundial movimenta US$ 40 bilhões, 39% a mais que 2003. A procura impulsiona também a atividade de produção, hoje praticada em aproximadamente 120 países em 51 milhões de hectares. O Brasil também se destaca nesse contexto, com crescimento anual de 30% e como um dos cinco maiores produtores do planeta. Tanto no Brasil como nos maiores mercados consumidores - Europa e Estados Unidos -, os supermercados assumiram papel dominante como meio de comercialização dos alimentos orgânicos. Especialmente nas grandes capitais, os supermercados apresentam os alimentos orgânicos através de significativos esforços mercadológicos a fim de alavancar ainda mais as vendas. Diante disso, a pesquisa busca caracterizar as estratégias utilizadas pelo setor varejista na venda de alimentos orgânicos nas capitais da região Sul, visando compreender o significado do consumo de tais alimentos no contexto nacional, e contribuir na inserção desta temática na Sociologia Ambiental. Para obtenção de tal fim propõe-se uma metodologia de análise que possibilite organizar os dados coletados no campo de pesquisa, através de critérios trazidos de outras áreas de conhecimento, como o marketing, e a posterior análise dos mesmos através de uma classificação que procura levar em conta, fundamentalmente, a realidade do mercado varejista brasileiro e suas especificidades, tendo em vista que muitos dos estudos internacionais apresentam-se descontextualizados sob este aspecto. The consuption of organic food has shown a large growth, specially, after the 90's. Currently the world market is moving US$ 40 billion, 39% more than in 2003. The demand pushes forward the production activity, practiced nowadays in aproximatly 120 countries in 51 million hectares. Brazil also stands out in this context, with an annual growth of 30% and as one of the five greatest producers in the planet. In Brazil as in the largest consuming markets # Europe and the United States -, supermarkets have assumed the dominant role as a mean of commercializing organic food. Specially in major capital cities, supermarkets present organic food through meaningful market efforts to propel even more sales. In this perpective, the reasearch seeks to caracterize the strategies used by the retail sector in selling organic food in the captital cities of the southern region, seekingto undertstand the meaning of the consuption of this food in the national context, and to contribute in the insertion of this issue in Environmental Sociology. To reach this goal a analylis methodology that allows the data collected in field research is proposed , through criteria used by other areas of knowledge, such as marketing, and the further analysis of this data through a classification that seeks to take into consideration, fundamentally, the reality of the brazillian retail market and it's specificities, having in percpective that many international studies present themselves an decontextualized in this matter. pt_BR
dc.format.extent 236 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Produtos orgânicos pt_BR
dc.subject.classification Comercialização pt_BR
dc.subject.classification Agricultura orgânica pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Produtos orgânicos pt_BR
dc.subject.classification Consumo pt_BR
dc.title Supermercados e alimentos orgânicos no Brasil: estratégias e tendências pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
247153.pdf 5.632Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar