Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais

DSpace Repository

A- A A+

Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Camargo, Brigido Vizeu pt_BR
dc.contributor.author Wachelke, João Fernando Rech pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T04:15:36Z
dc.date.available 2012-10-23T04:15:36Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 243018 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract O estudo teve por objetivo verificar o efeito de variações nas instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais. Foi realizado um estudo experimental com delineamento 2 x 2, com manipulação de duas variáveis: saliência grupal (com e sem saliência grupal nas instruções) e formato de resposta (tarefas discursivas ou evocações livres). Participaram do estudo 384 estudantes de enfermagem de Florianópolis, todos do sexo feminino. Elas responderam a questões abertas sobre a representação do envelhecimento, com alterações nas instruções conforme as modalidades das variáveis independentes. Para análise dos dados, foram realizadas: análise prototípica, análise de correspondências, testes qui quadrado e de Fisher, testes t, ANOVA univariadas e análise de similitude. Instruções com saliência grupal favoreceram a expressão de elementos representacionais ligados à função do enfermeiro, enquanto que foi verificado que, para a variável formato de resposta, as evocações livres favoreceram respostas sobre conseqüências e eventos relacionados ao envelhecimento, e a modalidade resposta discursiva exigiu que os participantes definissem-no antes, gerando dados que poderiam ser interpretados com viés caso fossem empregadas técnicas analíticas isoladas. São discutidas decorrências de efeitos do contexto interacional para pesquisas em representações sociais. pt_BR
dc.format.extent viii, 180 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Estudantes universitarios pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.subject.classification Envelhecimento pt_BR
dc.title Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
243018.pdf 988.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar