dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Camargo, Brigido Vizeu |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Wachelke, João Fernando Rech |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T04:15:36Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T04:15:36Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
243018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo teve por objetivo verificar o efeito de variações nas instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais. Foi realizado um estudo experimental com delineamento 2 x 2, com manipulação de duas variáveis: saliência grupal (com e sem saliência grupal nas instruções) e formato de resposta (tarefas discursivas ou evocações livres). Participaram do estudo 384 estudantes de enfermagem de Florianópolis, todos do sexo feminino. Elas responderam a questões abertas sobre a representação do envelhecimento, com alterações nas instruções conforme as modalidades das variáveis independentes. Para análise dos dados, foram realizadas: análise prototípica, análise de correspondências, testes qui quadrado e de Fisher, testes t, ANOVA univariadas e análise de similitude. Instruções com saliência grupal favoreceram a expressão de elementos representacionais ligados à função do enfermeiro, enquanto que foi verificado que, para a variável formato de resposta, as evocações livres favoreceram respostas sobre conseqüências e eventos relacionados ao envelhecimento, e a modalidade resposta discursiva exigiu que os participantes definissem-no antes, gerando dados que poderiam ser interpretados com viés caso fossem empregadas técnicas analíticas isoladas. São discutidas decorrências de efeitos do contexto interacional para pesquisas em representações sociais. |
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dc.format.extent |
viii, 180 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
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dc.subject.classification |
Estudantes universitarios |
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dc.subject.classification |
Representações sociais |
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dc.subject.classification |
Envelhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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