Dessulfurização da gasolina por adsorção em Zéolitas "Y" trocadas com cobre

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Dessulfurização da gasolina por adsorção em Zéolitas "Y" trocadas com cobre

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Selene Maria de Arruda Guelli Ulson de pt_BR
dc.contributor.author Cerutti, Myriam Lorena Melgarejo Navarro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T03:52:05Z
dc.date.available 2012-10-23T03:52:05Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244801 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89900
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Química pt_BR
dc.description.abstract A emissão de gases provocada pelos veículos automotores é significativamente importante para o meio ambiente devido à sua rápida taxa de crescimento. A procura por tecnologias mais limpas para a produção de combustíveis automotivos, a preocupação pelo aquecimento global e as alterações climáticas cada vez mais freqüentes induziram as indústrias e os órgãos governamentais a impor novos limites cada vez mais rigorosos para os teores de contaminantes nos combustíveis comercializados, os quais impactam diretamente nas emissões atmosféricas. Em particular, as futuras especificações da gasolina brasileira projetam uma significativa redução no teor de enxofre. A dessulfurização por adsorção com adsorventes modificados e seletivos é um processo alternativo promissor com relação à hidrodessulfurização convencional por se tratar de um processo que não necessita de condições severas de operação que comprometam a octanagem da gasolina e o custo final de operação. Neste trabalho, dois adsorventes zeolíticos, CuY1 e CuY2, submetidos à troca iônica com cobre por procedimentos diferentes, foram sintetizados e os materiais resultantes caracterizados química, textural e estruturalmente. Estudos preliminares cinéticos e de equilíbrio de adsorção de enxofre somados aos resultados da caracterização dos materiais zeolíticos permitiram determinar o adsorvente com melhor desempenho de adsorção. Com o adsorvente escolhido, CuY1, determinou-se a cinética e o equilíbrio de adsorção do enxofre em batelada a partir de uma gasolina sintética preparada no laboratório. Estudos de adsorção do enxofre em colunas de leito fixo também foram realizados para o mesmo sistema, considerando-se as concentrações do enxofre propostas para as futuras legislações de comercialização. Dois programas computacionais foram desenvolvidos em linguagem MATLAB utilizando as equações do modelo agrupado de difusão nos poros para descrever o comportamento da cinética de adsorção na partícula em batelada e em coluna de leito fixo. O método de volumes finitos foi empregado para a solução numérica das equações dos modelos. A função de interpolação espacial, utilizada nas equações do modelo cinético em coordenadas esféricas para o sistema em batelada, foi a linear e, nas equações do modelo de leito fixo em coordenadas cilíndricas, foi a função de interpolação WUDS. Os resultados numéricos foram confrontados com os experimentais apresentando muito boa concordância para o adsorvente CuY1 utilizado na adsorção do enxofre da gasolina. pt_BR
dc.format.extent xix, 166 f.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia quimica pt_BR
dc.subject.classification Dessulfuracao pt_BR
dc.subject.classification Combustiveis pt_BR
dc.subject.classification Adsorção pt_BR
dc.subject.classification Enxofre pt_BR
dc.subject.classification Zeolitos pt_BR
dc.title Dessulfurização da gasolina por adsorção em Zéolitas "Y" trocadas com cobre pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Souza, Antonio Augusto Ulson de pt_BR


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