Características dos comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares na região da grande Florianópolis/SC

DSpace Repository

A- A A+

Características dos comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares na região da grande Florianópolis/SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Carine Suder pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T01:55:48Z
dc.date.available 2012-10-23T01:55:48Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244518 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89714
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract Os comportamentos profissionais de psicólogos são relações complexas e, em grande parte, desconhecidas, o que produz incertezas acerca da adequação das intervenções de psicólogos em seu contexto de trabalho. Apesar disso, houve avanço no conhecimento a respeito das práticas profissionais. Tradicionalmente a prática do psicólogo escolar é marcada pelo atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem, desconsiderando os aspectos institucionais dos processos de ensinar e aprender. Alguns profissionais apresentam práticas diferenciadas, mas os dados a respeito desse tipo de atuação são escassos e dificultam a avaliação adequada dos resultados e das implicações éticas da atuação profissional. Assim, caracterizar os comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares é uma forma de avançar no conhecimento científico existente, bem como constituir subsídios para o aprimoramento profissional dos psicólogos escolares. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 psicólogas que atuam em organizações escolares na região da Grande Florianópolis/SC. As falas das psicólogas foram transformadas em descrições comportamentais e organizadas em tabelas de contingência tríplice, permitindo analisa-las em sua estrutura e relações funcionais. Também foram agrupadas em categorias de intervenções e nível de atuação. A partir dos dados produzidos, é possível perceber que o psicólogo escolar que atua na Grande Florianópolis deixou de ocupar o lugar central nas intervenções, atuando mais como um mediador e coordenador das estratégias de enfrentamento e solução dos problemas e desafios do cotidiano. Como característica dessa mudança, há uma crescente atuação junto aos professores e preferência por intervenções coletivas, indicando maior compreensão acerca da complexidade do sistema escolar. Paulatinamente, o psicólogo escolar assume a função de assessor ou consultor, com atuações mais inovadoras e mais próximas de intervenções institucionais. É possível perceber ainda uma predominância de atuações profissionais de caráter "curativo" em relação a uma atuação de caráter preventivo de atuação. O procedimento denominado Análise institucional pode ser um instrumento importante para planejar e executar intervenções mais efetivas, entretanto o ritmo intenso de trabalho dificulta sua implementação. Ainda há muito a ser investigado sobre o comportamento profissional de psicólogos e esta pesquisa, mais do que responder a uma pergunta, levanta outros questionamentos necessários para o avanço do conhecimento científico e construção de subsídios para uma atuação profissional mais criativa e comprometida socialmente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Psicologia escolar pt_BR
dc.subject.classification Psicologos pt_BR
dc.subject.classification Conduta pt_BR
dc.title Características dos comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares na região da grande Florianópolis/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
244518.pdf 1.674Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar