Características dos comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares na região da grande Florianópolis/SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Características dos comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares na região da grande Florianópolis/SC

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Carine Suder pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T01:55:48Z
dc.date.available 2012-10-23T01:55:48Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244518 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89714
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract Os comportamentos profissionais de psicólogos são relações complexas e, em grande parte, desconhecidas, o que produz incertezas acerca da adequação das intervenções de psicólogos em seu contexto de trabalho. Apesar disso, houve avanço no conhecimento a respeito das práticas profissionais. Tradicionalmente a prática do psicólogo escolar é marcada pelo atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem, desconsiderando os aspectos institucionais dos processos de ensinar e aprender. Alguns profissionais apresentam práticas diferenciadas, mas os dados a respeito desse tipo de atuação são escassos e dificultam a avaliação adequada dos resultados e das implicações éticas da atuação profissional. Assim, caracterizar os comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares é uma forma de avançar no conhecimento científico existente, bem como constituir subsídios para o aprimoramento profissional dos psicólogos escolares. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 psicólogas que atuam em organizações escolares na região da Grande Florianópolis/SC. As falas das psicólogas foram transformadas em descrições comportamentais e organizadas em tabelas de contingência tríplice, permitindo analisa-las em sua estrutura e relações funcionais. Também foram agrupadas em categorias de intervenções e nível de atuação. A partir dos dados produzidos, é possível perceber que o psicólogo escolar que atua na Grande Florianópolis deixou de ocupar o lugar central nas intervenções, atuando mais como um mediador e coordenador das estratégias de enfrentamento e solução dos problemas e desafios do cotidiano. Como característica dessa mudança, há uma crescente atuação junto aos professores e preferência por intervenções coletivas, indicando maior compreensão acerca da complexidade do sistema escolar. Paulatinamente, o psicólogo escolar assume a função de assessor ou consultor, com atuações mais inovadoras e mais próximas de intervenções institucionais. É possível perceber ainda uma predominância de atuações profissionais de caráter "curativo" em relação a uma atuação de caráter preventivo de atuação. O procedimento denominado Análise institucional pode ser um instrumento importante para planejar e executar intervenções mais efetivas, entretanto o ritmo intenso de trabalho dificulta sua implementação. Ainda há muito a ser investigado sobre o comportamento profissional de psicólogos e esta pesquisa, mais do que responder a uma pergunta, levanta outros questionamentos necessários para o avanço do conhecimento científico e construção de subsídios para uma atuação profissional mais criativa e comprometida socialmente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Psicologia escolar pt_BR
dc.subject.classification Psicologos pt_BR
dc.subject.classification Conduta pt_BR
dc.title Características dos comportamentos profissionais de psicólogos que atuam em organizações escolares na região da grande Florianópolis/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
244518.pdf 1.674Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar