dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rabelo, Ricardo José |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Loss, Leandro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T00:32:13Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T00:32:13Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
247323 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89625 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
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dc.description.abstract |
Atualmente organizações de todos os tamanhos e setores têm buscado aumentar a eficiência produtiva e a qualidade dos seus serviços para poder sobreviver no mercado cada dia mais competitivo. Uma alternativa que vem ganhando destaque, principalmente para as pequenas e médias empresas, é de trabalhar colaborativamente, formando alianças estratégicas através de Redes Colaborativas de Organizações (RCOs). Todavia, estas redes ainda não estão suficientemente preparadas para absorver e utilizar todo o conhecimento gerado por elas. Acredita-se que as RCOs podem aprender e utilizar o seu conhecimento em todos os seus níveis operacional, tático e estratégico e terem condições de aumentar a sua capacidade competitiva. Esta tese propõe um arcabouço baseado em Aprendizagem OrgaIronnizacional (AO) e Gestão do Conhecimento (GC) que visa dar condições às RCOs aprenderem com os seus casos de sucesso e até mesmo com as suas falhas. O arcabouço é dividido em três elementos chamados: (a) elemento organizacional, (b) elemento tecnológico e (c) elemento humano. As questões tratadas sob o escopo do elemento organizacional têm por objetivo criar conhecimento tácito e explícito, bem como difundir o conhecimento entre os membros da RCO. O elemento tecnológico visa trazer ferramentas computacionais para dar suporte e agilizar o processo de aprendizagem da rede. Para tal, adota-se uma ferramenta para encontrar conhecimento explícito na forma de documentos não estruturados e outra para explorar o conhecimento potencial embebido nas bases de dados das RCOs. Finalmente, o elemento humano, que busca criar um ambiente propício para a troca de conhecimento e o estabelecimento da confiança entre os diversos parceiros das RCOs. Conseqüentemente, a combinação destes três elementos em conjunto com as práticas de AO e GC, formam o arcabouço para dar suporte ao aprendizado das RCOs dando a elas condições de utilizar o seu conhecimento. A verificação da consistência do arcabouço proposto foi feita através de um cenário de uso, testes com ferramentas implementadas e pela investigação com profissionais da área de RCOs. |
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dc.format.extent |
xxi, 223 f.| ils., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia eletrica |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Um arcabouço para o aprendizado de redes colaborativas de organizações: uma abordagem baseada em aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Klen, Alexandra Augusta Pereira |
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