Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia

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Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Leonor Scliar pt_BR
dc.contributor.author Blasi, Helena Ferro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T23:02:41Z
dc.date.available 2012-10-22T23:02:41Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 238063 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, procura-se esclarecer a definição da dislexia afastando-a das noções teóricas que amparam o conceito de distúrbio de aprendizagem. Comprova-se que a dificuldade do indivíduo disléxico reside, primeiramente, em perceber a distinção dos traços que formam as letras, a terceira articulação e, procura-se trazer à discussão a falta de entendimento que o professor do Ensino Fundamental possui sobre as questões patológicas da linguagem, mais especificamente sobre a dislexia. Ao se constatar que instrumentos de avaliação da dislexia podem ocupar-se exclusivamente de tarefas metafonológicas, contrariando ao que se postula nesta pesquisa, foram elaborados testes de correspondência grafo-fonológicas capazes de auxiliar na definição do perfil do indivíduo disléxico. Estes foram aplicados a 45 sujeitos de ambos os sexos, crianças regularmente matriculadas na 4ª série do Ensino Fundamental de escola pública do município de São José, na Grande Florianópolis, os quais, no entendimento de seus professores, apresentavam manifestações compatíveis com o quadro de dislexia. A partir da análise dos resultados, verificou-se que o instrumento de avaliação foi eficaz em definir o perfil do sujeito disléxico, pois foi possível identificar essa característica em 3 sujeitos da amostra. Constatou-se também que 8 sujeitos não manifestaram nenhuma dificuldade e 34 indivíduos mostraram desempenho compatível com distúrbio de aprendizagem e não com dislexia, o que levou a comprovar a dificuldade da escola em lidar com as questões patológicas da linguagem. pt_BR
dc.format.extent 1 v| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Disturbios da aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Dislexia pt_BR
dc.title Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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