Sistemática para estruturação de um sistema de medição do desempenho hierarquizado em empresas com parceria entre cliente e fornecedor

DSpace Repository

A- A A+

Sistemática para estruturação de um sistema de medição do desempenho hierarquizado em empresas com parceria entre cliente e fornecedor

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bornia, Antonio Cezar pt_BR
dc.contributor.author Silva, Elizabete Ribeiro Sanches da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T20:20:38Z
dc.date.available 2012-10-22T20:20:38Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 236500 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89392
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho destina-se ao estudo e levantamento dos parâmetros fundamentais para o desenvolvimento de um sistema de medição do desempenho das empresas que trabalham com parcerias estratégicas com os seus clientes ou fornecedores. Neste contexto, faz-se necessária a análise da estratégia de integração, especificamente das parcerias com clientes ou fornecedores e do gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma vez que estes temas influenciam, diretamente, na determinação das medidas de desempenho. A avaliação do desempenho encontra-se em evolução, sendo que várias pesquisas identificam formas e modelos diferentes de avaliação do desempenho. Neste contexto, esta tese procura caracterizar os enfoques predominantes em pesquisas realizadas sobre medição do desempenho, assim como identificar as dimensões do desempenho mais abordadas por alguns modelos de gerenciamento do desempenho, como oportunidades de melhoria no gerenciamento das parcerias. A análise comparativa destas pesquisas sobre medição do desempenho, associada ao uso do método de análise hierárquica, o AHP, serve de base para a construção de uma sistemática para estruturação do sistema de medição do desempenho das parcerias estratégicas, referidas por esta tese. Esta sistemática é analisada através de estudo de caso em duas empresas que trabalham em parceria estratégica, há aproximadamente cinco anos. A validação permite observar, dentre outros aspectos, que o sistema de medição do desempenho hierarquizado, tanto da empresa cliente como da empresa fornecedora, apresenta as medidas prioritárias alinhadas com sua estratégia principal. Isso auxilia as empresas parceiras na identificação de controles inadequados ou desalinhados, assim como proporciona condições de um relacionamento mais estreito para analisar conjuntamente o desempenho alcançado. pt_BR
dc.format.extent 1 v| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Parceria pt_BR
dc.subject.classification Fornecedores pt_BR
dc.title Sistemática para estruturação de um sistema de medição do desempenho hierarquizado em empresas com parceria entre cliente e fornecedor pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pamplona, Edson de Oliveira pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
236500.pdf 1.154Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar