Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA

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Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colossi, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Batista, Luiz Gustavo Alves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T20:03:32Z
dc.date.available 2012-10-22T20:03:32Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 228306 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89371
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Um dos grandes desafios da universidade, hoje, é estar em sintonia com os novos tempos. As tendências de futuro devem ser antevistas, para que a universidade seja capaz de responder às novas demandas, criando novos cursos, inventando novos processos pedagógicos, gerando conhecimentos que contribuam para a materialização do desenvolvimento sustentável do País. A reforma da educação superior, momento em que a universidade brasileira é convocada aos debates sobre seu futuro, é o objeto da presente pesquisa que buscou analisar o tema na visão de dirigentes da Universidade Estadual do Maranhão. Buscou-se nesse sentido levantar a revisão da literatura e a visão de dirigentes da Instituição para então proceder com análise. A pesquisa foi predominantemente qualitativa do tipo descritiva exploratória. O método utilizado foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para obtenção dos dados. O universo da pesquisa foi composto por dirigentes da UEMA. A amostra foi intencional composta por 12 (doze) membros do comitê institucional da UEMA que representam setores da instituição. Do total foram entrevistados 08 (oito) membros que compõem a amostra não probabilística. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação das falas dos informantes-chave, bem como, pela a análise do material escrito disponível. Os resultados evidenciaram o envolvimento dos informantes com o tema e o posicionamento positivo quanto à realização da reforma universitária. As principais conclusões foram que a grande maioria dos entrevistados concorda com o processo e esperam que mesmo aprovando-se o anteprojeto de lei da educação superior os debates devam continuar como forma de estimular as universidades a se repensarem de maneira coesa com a evolução do mundo. Destacou-se ainda que a participação de diversos segmentos sociais nesse processo promove a democracia e o desenvolvimento da nação. pt_BR
dc.format.extent 137 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Reforma universitaria pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Administradores de universidades pt_BR
dc.title Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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