Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA

DSpace Repository

A- A A+

Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colossi, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Batista, Luiz Gustavo Alves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T20:03:32Z
dc.date.available 2012-10-22T20:03:32Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 228306 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89371
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Um dos grandes desafios da universidade, hoje, é estar em sintonia com os novos tempos. As tendências de futuro devem ser antevistas, para que a universidade seja capaz de responder às novas demandas, criando novos cursos, inventando novos processos pedagógicos, gerando conhecimentos que contribuam para a materialização do desenvolvimento sustentável do País. A reforma da educação superior, momento em que a universidade brasileira é convocada aos debates sobre seu futuro, é o objeto da presente pesquisa que buscou analisar o tema na visão de dirigentes da Universidade Estadual do Maranhão. Buscou-se nesse sentido levantar a revisão da literatura e a visão de dirigentes da Instituição para então proceder com análise. A pesquisa foi predominantemente qualitativa do tipo descritiva exploratória. O método utilizado foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para obtenção dos dados. O universo da pesquisa foi composto por dirigentes da UEMA. A amostra foi intencional composta por 12 (doze) membros do comitê institucional da UEMA que representam setores da instituição. Do total foram entrevistados 08 (oito) membros que compõem a amostra não probabilística. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação das falas dos informantes-chave, bem como, pela a análise do material escrito disponível. Os resultados evidenciaram o envolvimento dos informantes com o tema e o posicionamento positivo quanto à realização da reforma universitária. As principais conclusões foram que a grande maioria dos entrevistados concorda com o processo e esperam que mesmo aprovando-se o anteprojeto de lei da educação superior os debates devam continuar como forma de estimular as universidades a se repensarem de maneira coesa com a evolução do mundo. Destacou-se ainda que a participação de diversos segmentos sociais nesse processo promove a democracia e o desenvolvimento da nação. pt_BR
dc.format.extent 137 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Reforma universitaria pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Administradores de universidades pt_BR
dc.title Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
228306.pdf 1.017Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar