dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colossi, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Batista, Luiz Gustavo Alves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T20:03:32Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T20:03:32Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228306 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89371 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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dc.description.abstract |
Um dos grandes desafios da universidade, hoje, é estar em sintonia com os novos tempos. As tendências de futuro devem ser antevistas, para que a universidade seja capaz de responder às novas demandas, criando novos cursos, inventando novos processos pedagógicos, gerando conhecimentos que contribuam para a materialização do desenvolvimento sustentável do País. A reforma da educação superior, momento em que a universidade brasileira é convocada aos debates sobre seu futuro, é o objeto da presente pesquisa que buscou analisar o tema na visão de dirigentes da Universidade Estadual do Maranhão. Buscou-se nesse sentido levantar a revisão da literatura e a visão de dirigentes da Instituição para então proceder com análise. A pesquisa foi predominantemente qualitativa do tipo descritiva exploratória. O método utilizado foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para obtenção dos dados. O universo da pesquisa foi composto por dirigentes da UEMA. A amostra foi intencional composta por 12 (doze) membros do comitê institucional da UEMA que representam setores da instituição. Do total foram entrevistados 08 (oito) membros que compõem a amostra não probabilística. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação das falas dos informantes-chave, bem como, pela a análise do material escrito disponível. Os resultados evidenciaram o envolvimento dos informantes com o tema e o posicionamento positivo quanto à realização da reforma universitária. As principais conclusões foram que a grande maioria dos entrevistados concorda com o processo e esperam que mesmo aprovando-se o anteprojeto de lei da educação superior os debates devam continuar como forma de estimular as universidades a se repensarem de maneira coesa com a evolução do mundo. Destacou-se ainda que a participação de diversos segmentos sociais nesse processo promove a democracia e o desenvolvimento da nação. |
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dc.format.extent |
137 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
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dc.subject.classification |
Reforma do ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Reforma universitaria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administradores de universidades |
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dc.title |
Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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