dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Kubo, Olga Mitsue |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Seara, Ana Carolina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T19:46:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T19:46:54Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228304 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89354 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O sistema avaliativo institucional necessita ser melhor estudado para dar visibilidade à atividade do professor e para que seus resultados contribuam para o desenvolvimento profissional docente e aperfeiçoamento da qualidade do ensino. Assim, fez-se relevante responder a pergunta "quais são as percepções de professores e de alunos sobre o desempenho docente em sala de aula?". Para isso, foram elaborados dois instrumentos de observação semelhantes: um com a finalidade de verificar a percepção de alunos sobre o desempenho do professor e o outro abrangendo questões relativas à percepção do próprio professor de seu desempenho em sala de aula. Participaram desta pesquisa 64 alunos e cinco professores de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Os resultados obtidos com esta pesquisa são referentes às preocupações do professor em relação a três etapas do semestre, e concernentes à concordância e discordância de percepções entre professores e alunos em relação aos aspectos investigados (medida através da diferença entre as notas atribuídas por ambos). Os resultados permitiram verificar que existem diferenças entre as percepções de professores e de alunos que variam de acordo com o aspecto avaliado. Por meio de uma análise dos dados, foi possível se obter um indicativo importante sobre aquilo que o professor faz (ou diz fazer) e aquilo que é percebido desse fazer (ou do discurso sobre esse fazer). |
pt_BR |
dc.format.extent |
143 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação por alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores e alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |