Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula

DSpace Repository

A- A A+

Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kubo, Olga Mitsue pt_BR
dc.contributor.author Seara, Ana Carolina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T19:46:54Z
dc.date.available 2012-10-22T19:46:54Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 228304 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89354
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract O sistema avaliativo institucional necessita ser melhor estudado para dar visibilidade à atividade do professor e para que seus resultados contribuam para o desenvolvimento profissional docente e aperfeiçoamento da qualidade do ensino. Assim, fez-se relevante responder a pergunta "quais são as percepções de professores e de alunos sobre o desempenho docente em sala de aula?". Para isso, foram elaborados dois instrumentos de observação semelhantes: um com a finalidade de verificar a percepção de alunos sobre o desempenho do professor e o outro abrangendo questões relativas à percepção do próprio professor de seu desempenho em sala de aula. Participaram desta pesquisa 64 alunos e cinco professores de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Os resultados obtidos com esta pesquisa são referentes às preocupações do professor em relação a três etapas do semestre, e concernentes à concordância e discordância de percepções entre professores e alunos em relação aos aspectos investigados (medida através da diferença entre as notas atribuídas por ambos). Os resultados permitiram verificar que existem diferenças entre as percepções de professores e de alunos que variam de acordo com o aspecto avaliado. Por meio de uma análise dos dados, foi possível se obter um indicativo importante sobre aquilo que o professor faz (ou diz fazer) e aquilo que é percebido desse fazer (ou do discurso sobre esse fazer). pt_BR
dc.format.extent 143 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Avaliação por alunos pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Alunos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores e alunos pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Interação profissional na percepção de alunos e de professores sobre o trabalho docente em sala de aula pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
228304.pdf 458.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar