Modelo de gestão da performance social orientada pelos stakeholders

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Modelo de gestão da performance social orientada pelos stakeholders

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Silva, Sérgio Luiz da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T18:01:13Z
dc.date.available 2012-10-22T18:01:13Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232887 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89204
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objeto de estudo desta tese é a performance social das organizações. Parte-se do pressuposto que a medição e avaliação da performance requerem abordagens que capturem os efeitos resultantes das diferentes formas de relacionamentos e interações entre organizações e entidades do macroambiente. Tem-se como objetivo geral elaborar e avaliar um modelo de gestão da performance social sob a orientação dos stakeholders. Estudam-se os aspectos que definem e explicam as influências que os stakeholders exercem nas organizações a partir dos seus interesses e expectativas. A discussão é orientada por uma perspectiva normativa em que a performance é descrita como um compromisso moral das organizações e um construto social. A investigação foi desenvolvida com abordagem qualitativa, mediante um estudo de caso. Os dados utilizados resultam de levantamento documental e entrevistas individuais com stakeholders da empresa estudada. A análise de dados foi realizada com o uso de mapas cognitivos. A concepção do modelo de gestão apóia-se no referencial teórico nos dados documentais, resultando em quatro categorias explicativas: potencialidade-realidade das ações e proximidade-distância dos stakeholders. Os resultados da pesquisa, com a aplicação do modelo, mostram os direcionadores da performance social e como uma organização está sujeita ao comando de fora, quer pelos processos interativos com seus stakeholders, quer pelas interações entre os próprios stakeholders. Além da apresentação do modelo de gestão para a performance social, esta tese contribui para a validação empírica do conceito de stakeholder; para uma aproximação da Teoria dos Stakeholders com a Teoria Social; para o estabelecimento de procedimentos na análise de stakeholders, dentre outras. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão de empresas pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Comportamento organizacional pt_BR
dc.title Modelo de gestão da performance social orientada pelos stakeholders pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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