Estratégias de orientação para o mercado em organização de serviço como forma de ganhar vantagem competitiva

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Estratégias de orientação para o mercado em organização de serviço como forma de ganhar vantagem competitiva

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rossetto, Carlos Ricardo pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Rosalbo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T17:47:50Z
dc.date.available 2012-10-22T17:47:50Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 230068 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89186
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da presente tese, é analisar três hotéis resorts da região da grande Florianópolis, e verificar se possuem estratégias de orientação para o mercado como forma de ganhar vantagem competitiva e qual a influência que isso pode ter no desempenho da organização. Nesse sentido foram pesquisados na revisão bibliográficos aspectos que estivessem relacionados com estratégias de marketing, orientação para o mercado, estratégias empresariais, relacionamentos com clientes e mudanças ambientais, que permitissem melhor explicar as variáveis geração de inteligência, disseminação de inteligência e resposta à inteligência de mercado. Esta pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e adotou como procedimento o estudo multicaso, procurando abordar o problema de forma qualitativa. As evidências do presente estudo foram coletadas através de documentos, entrevistas com questionário estruturado e observação direta. O roteiro das entrevistas foi composto por questões abertas, sendo que as entrevistas e questionário foram aplicados junto aos gerentes e diretores da empresa, onde o objetivo foi identificar as estratégias de marketing de orientação para o mercado e sua respectiva vantagem competitiva. O resultado da pesquisa demonstrou que das três empresas pesquisada uma apresenta um esforço no sentido de alinhar sua estrutura com o mercado, abandonando a hierarquização tradicional e, tentando definir uma proposta de orientação para o mercado. Outra empresa, ainda está com sua cultura muito apegada ao modo tradicional de gerenciar, com uma administração familiar, apresentando um esforço muito grande por parte de seus gerentes para mudarem o modo de dirigir a empresa. A outra empresa, nova no mercado, não apresentou os requisitos adequados para uma orientação para o mercado, não estando totalmente alinhada com as exigências de mercado. No estudo é apresentado um modelo de orientação para o mercado, que poderá ser utilizado pelas organizações pesquisadas, bem como por outras empresas que desejarem. Também se apresenta sugestão para estudos futuros. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.subject.classification Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject.classification Hoteis, pensões, etc. pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Estratégias de orientação para o mercado em organização de serviço como forma de ganhar vantagem competitiva pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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