Indicadores à construção de um modelo de inovação organizacional: relações entre as estratégias das empresas do setor têxtil de Blumenau e as redes externas componentes do entorno da inovação

DSpace Repository

A- A A+

Indicadores à construção de um modelo de inovação organizacional: relações entre as estratégias das empresas do setor têxtil de Blumenau e as redes externas componentes do entorno da inovação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barros, Nelci Moreira de pt_BR
dc.contributor.author Fallgatter, Micheline Gaia Hoffmann pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T17:25:57Z
dc.date.available 2012-10-22T17:25:57Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 239792 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89158
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa dedicou-se a investigar como os indicadores que contribuem na construção de um modelo de inovação organizacional influenciam as relações entre as estratégias das empresas têxteis de Blumenau e as redes externas componentes do entorno da inovação. A pesquisa tomou como parâmetros três universos distintos: as indústrias de grande, médio e pequeno porte de Blumenau. A amostra alcançada foi de 270 pequenas, 34 médias e 13 grandes empresas, correspondentes a uma confiabilidade de 95% para os dois primeiros universos. No caso das grandes, a pesquisa atingiu a totalidade do universo. Para o atendimento dos objetivos propostos, foram contempladas as seguintes categorias de análise: premissas estratégicas da empresa quanto à inovação como fator de competitividade; práticas de formulação estratégica na empresa; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com universidades, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com o governo, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com agências de fomento, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; tipo, freqüência, e resultados das relações estabelecidas com instituições privadas de apoio ao desenvolvimento empresarial, focadas na implantação de estratégias e ações de inovação; complementaridade das relações estabelecidas e dos resultados atingidos a partir das interações entre estratégias internas das empresas e as redes externas que compõem o entorno da inovação. pt_BR
dc.format.extent 1 v| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Planejamento empresarial pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Industria textil pt_BR
dc.subject.classification Blumenau (SC) pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title Indicadores à construção de um modelo de inovação organizacional: relações entre as estratégias das empresas do setor têxtil de Blumenau e as redes externas componentes do entorno da inovação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
239792.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar