Da teoria da atividade a atividade docente em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Da teoria da atividade a atividade docente em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Castro Neto, Mariano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T16:16:09Z
dc.date.available 2012-10-22T16:16:09Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 240539 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89054
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral elaborar princípios teóricos fundamentados na Teoria da Atividada - TA a serem utilizados nos processos de ensino-aprendizagem em ambiente virtual de apoio à aprendizagem em geral; e neste caso no ambiente POLVO. Para tanto a análise empírica foi constituída a partir das "atividades mediadas por computador", e este conectado em rede, as quais constituíram processos interativos de ensino-aprendizagem que, ao serem analisados a partir do vivido junto às disciplinas que integram a grade curricular do curso de Especialização em Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação, Lato sensu, contratado pelo PROINFO-MEC e desenvolvido junto ao LabTIC/ESAG/UDESC, materializaram a empiria deste estudo. Os sujeitos da pesquisa são dez professores universitários e oitenta e sete alunos que utilizam o ambiente nos respectivos cursos. Baseado metodologicamente em princípios de pesquisa qualitativa, este estudo mostra a partir do trabalho empírico que o POLVO vem se tornando, no âmbito da UDESC, um recurso importante tanto para a Educação a Distância como para o ensino presencial. A partir destas observações preliminares, e, atenta às transformações socioculturais e tecnológicas, esta tese se propõe a investigar as implicações que as Tecnologias de Comunicação e Informação - TIC's - oferecem para o desenvolvimento de novas condições de ensino-aprendizagem à luz da Teoria da Atividade, no ambiente virtual de apoio à aprendizagem POLVO do LabTIC/UDESC. As sínteses finais mostram que a relevância acadêmica e sócio-educativa deste estudo se inserem na perspectiva de fornecer novos elementos teórico-práticos e epistemológicos para o entendimento das novas relações que estão se constituindo entre a Epistemologia, a Ciência Cognitiva e a Didática, esta em especial, mediadas por essas novas tecnologias pt_BR
dc.format.extent 212 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title Da teoria da atividade a atividade docente em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Gutiérrez, Arsênio José Carmona pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
240539.pdf 1.323Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar