dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Mitjavila, Myriam Raquel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Costa, Charlles Garcia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T15:07:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T15:07:21Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
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dc.identifier.other |
226955 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88937 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho toma como tema central à necessidade de se enxergar o fracasso escolar da criança proveniente de comunidades menos favorecidas economicamente sob um novo prisma, a dos discursos dos professores e, particularmente, dos componentes de caráter mítico que esses discursos transportam. A pesquisa buscou discutir como os discursos dos profissionais da educação estão carregados de elementos míticos, e como esses elementos estruturam a interpretação dos professores sobre os processos e resultados de aprendizagem dos alunos que pertencem a famílias de baixa renda. Buscou-se mostrar ainda através de fatos históricos a fabricação de estruturas que tornaram possível a instauração dessa condição mítica. Com esse objetivo foi realizado um rastreamento histórico da presença do "mito do aluno carente" nas orientações e doutrinas que tomavam um lugar considerável nas preocupações dos intelectuais da passagem do século XIX para o XX. Percebeu-se como o mito do aluno carente surgiu com a instauração da escolaridade pública no fim do século XIX. Também como sua característica principal a perpetuação pelo tempo foi alimentada por teorias que buscavam explicar a inferioridade de certos grupos raciais étnicos e mais tarde culturais. E por fim como ele ainda está presente nos discursos dos nossos atuais professores e professoras da escola pública. Para tanto, realizou-se a pesquisa em três escolas públicas estaduais situadas nas cidades de Criciúma, Içara e Florianópolis com profissionais da educação do ensino fundamental. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Serviço social |
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dc.subject.classification |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Isolamento social |
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dc.title |
Uma leitura do aluno carente por uma perspectiva mítica |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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