Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique

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Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fonseca, Luiz Gonzaga de Souza pt_BR
dc.contributor.author Brito, Sandra Lopes Estrela pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T15:01:44Z
dc.date.available 2012-10-22T15:01:44Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 231049 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo primordial desta Tese foi propor um Modelo Conceitual de Avaliação de Universidades, maximizando a produção de resultados vinculados com o Plano de Desenvolvimento do País, visto que as profundas mudanças ocorridas no plano das relações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas impõem importantes transformações nas estruturas organizacionais e nos métodos de operação e gestão das universidades. Para a consecução desta pesquisa, o entendimento da avaliação institucional teve como alicerce os programas de avaliação de outros países, tais como os Estados Unidos, a Inglaterra, a Argentina e o Brasil, onde a Avaliação Institucional já é tradição, e pelo papel que este assunto ocupa nas universidades desses países, os quais serviram de base para a elaboração do Modelo Conceitual de Avaliação sugerida a Moçambique, uma vez que o país ainda está em fase de adaptação do recém-criado Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade no Ensino Superior. Para a realização da análise, adotou-se o método dedutivo, com a abordagem qualitativa e o trabalho caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo, do tipo estudo de caso. Ao responder ao propósito do trabalho, o estudo propiciou um panorama detalhado das transformações que ocorreram com o advento da Globalização e que ainda têm reflexos, principalmente, no que concerne ao Ensino Superior. Pela pesquisa realizada, ficou evidenciado que o Ensino Superior está passando por um questionamento profundo, uma vez que os resultados nele obtidos estão aquém do desejado e do possível. A avaliação institucional foi entendida e definida como instrumento do poder e como processo de melhoria da qualidade do fazer universitário; como controle hierarquizado entre instituições, funções do Estado, e como estratégia para a identificação das insuficiências e das potencialidades de instituições e do sistema, com vistas à melhoria e mudança em seu funcionamento ou, ainda, como processo de autoconhecimento e tomada de decisões, com vistas à finalidade de aperfeiçoar o funcionamento e alcançar melhores resultados em sua missão institucional, junto à ciência e junto à sociedade, assegurando relevância e qualidade. A avaliação do ensino superior está relacionada à mudança de contexto organizacional, social e cultural, que a sociedade vem enfrentando, pois se faz sentir sempre a necessidade de ajustar os processos de ensino à realidade. O ensino universitário deve educar o acadêmico para a atividade da pesquisa, recuperar os conteúdos historicamente elaborados e realizar os treinamentos requeridos que permitam a cada educando não apenas exercer uma atividade profissional ou científica competente na área de sua formação, mas também um exercício crítico sobre as dimensões estéticas, éticas, políticas, econômicas e culturais que condicionam seu exercício de liberdade. A extensão universitária deve permitir a intervenção de professores e estudantes junto às comunidades, não apenas aplicando conhecimentos em atividades que possibilitem às pessoas ampliarem seus exercícios de liberdade, seu desenvolvimento cultural, social, econômico e político, mas também questionando os próprios limites das teorias e procedimentos assumidos, considerando as situações, diálogos e resultados dos trabalhos efetivados. pt_BR
dc.format.extent 332 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento economico pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento social pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação institucional pt_BR
dc.title Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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