Controle preditivo em tempo-real para seguimento de trajetória de veículos autônomos

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Controle preditivo em tempo-real para seguimento de trajetória de veículos autônomos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Becker, Leandro Buss pt_BR
dc.contributor.author Gomes, Guilherme Klein pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T14:50:37Z
dc.date.available 2012-10-22T14:50:37Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 229254 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88907
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho é realizado o estudo e a implementação de um sistema tempo-real embarcado para realizar o controle de seguimento de trajetória em veículos autônomos. O sistema desenvolvido emprega técnica de controle preditivo baseado em modelo, sendo destinado ao controle do comportamento cinemático e também do comportamento dinâmico do veículo. O controle do comportamento cinemático é baseado em modelo linearizado utilizando sistema de coordenadas locais e técnica de geração de trajetórias de aproximação, buscando uma condução suave e factível. O controle do comportamento dinâmico é destinado a aplicações de alto desempenho. O projeto e a implementação do sistema em questão foram desenvolvidos com base no paradigma de orientação a objetos visando a obtenção de código modular e de fácil manutenção, e que apresente estrutura lógica favorável à reutilização de software e à portabilidade. Realizou-se também uma análise criteriosa das restrições temporais do sistema, por ser este um sistema de tempo-real. Através de ensaios experimentais em diferentes plataformas comprova-se a eficiência do sistema embarcado desenvolvido, tanto em termos das técnicas de controle como da estruturação da aplicação. This work presents design and implementation of a real-time embedded system for path following on autonomous vehicle applications. The system uses Model Based Predictive Control algorithm and can be applied to control the kinematic and the dynamic behavior of autonomous vehicles. The kinematic behavior control is based on a linearized model using local frame coordinates and approaching path, to get smooth and feasible guidance. The dynamic behavior control is destined to high performance applications. The system's design and implementation process is based on the object-orientated paradigm, aiming for modularity, maintainability, extensibility, and reusability of the system software. Furthermore, the design process was driven to design the system in a platform-independent manner. Due to real-time caracteristics, detailed time constrains analysis are also performed. Experimental tests were performed to validate the system's eficiency regarding the control technique as far as the application structuring. pt_BR
dc.format.extent xvii, 178 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Sistemas em tempo real pt_BR
dc.subject.classification Controle preditivo pt_BR
dc.subject.classification Robôs móveis pt_BR
dc.title Controle preditivo em tempo-real para seguimento de trajetória de veículos autônomos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Normey-Rico, J. E. (Julio Elias) pt_BR


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