dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Silva, Ricardo Virgilino da |
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dc.contributor.author |
Liedtke, Paulo Fernando |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T14:23:17Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T14:23:17Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
237437 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88858 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta tese teve o objetivo de analisar o agendamento mútuo entre a mídia e o governo Lula. Ou seja, a influência do Estado na mídia e a ação da própria mídia na constituição da agenda política brasileira. Identificamos como a tematização da mídia agenda as ações do governo e vice-versa, e como as estratégias governamentais de comunicação interferem nos noticiários. Avaliando a repercussão da Reforma da Previdência no Jornal Nacional, demonstramos o enquadramento utilizado na cobertura do projeto. Defendendo a centralidade da mídia na política, a pesquisa relata como se governa com a mídia em regimes democráticos. Dessa maneira, este estudo contribui para o debate sobre o papel dos meios de comunicação de massa na política contemporânea, interpretado como uma relação de complementaridade e conflito. Aplica-se a teoria do agendamento (agenda-setting) e do enquadramento (framing) para compreender os recíprocos poderes da mídia sobre o campo político. Iniciamos com um breve resgate da evolução das pesquisas nesta área, trazendo contribuições dos pesquisadores que utilizam essas teorias. Procura-se, assim, compreender como as notícias são produzidas para, então, tecer hipóteses sobre seus efeitos na política. Também enfocamos as tendências da auto-referência e do oficialismo das notícias para, com isso, demonstrar a tese: "Governando com a mídia: duplo agendamento entre o Estado e os MCM". Assim, mostramos como o Executivo agenda a mídia e a ação da própria mídia na constituição da agenda política brasileira, principalmente nos dois primeiros anos do governo Lula - 2003 e 2004. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Sociologia |
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dc.subject.classification |
Sociologia politica |
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dc.subject.classification |
Midia (Publicidade) |
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dc.subject.classification |
Governo e imprensa |
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dc.subject.classification |
Brasil |
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dc.subject.classification |
Governo Lula |
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dc.title |
Governando com a mídia: duplo agendamento e enquadramento no governo Lula (2003-2006) |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Miguel, Luis Felipe |
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