Design matríztico: design de artefatos e ambientes de conversação como parte do design dos domínios do hominizar hospedeiros

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Design matríztico: design de artefatos e ambientes de conversação como parte do design dos domínios do hominizar hospedeiros

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Mello Filho, Heródoto Bento de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T12:13:52Z
dc.date.available 2012-10-22T12:13:52Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 237653 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88667
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O neurobiólogo chileno Humberto Maturana desenvolveu uma teoria do conhecer, a Biologia do Conhecer, fundada na pergunta "como fazemos o que fazemos"? Esta teoria nos dá condições de explicar a efetividade cognitiva do vivo e do humano, ou seja, quais são suas condições de fluição congruente com o meio, enquanto mantém sua autopoiese. São suas condições de sobrevivência. Esta abordagem, ao transformar a questão da produtividade do trabalhador do conhecimento no exame da efetividade cognitiva dos fazeres humanos, cria as condições para a sua solução. A partir do fenômeno de constituição do vivo desenvolvemos uma explicação sobre o surgimento do fenômeno humano. Isso nos permitiu formular uma teoria geral do design, a Biologia do Design, que mostra como se dá a concepção e construção de artefatos e ambientes que promovam a efetividade cognitiva de seus usuários como subproduto do próprio fenômeno do hominizar que os constitui como seres humanos particulares. Neste trabalho, o design é percebido como um fazer complementar ao do engenhariar, e consiste na compreensão dos dramas humanos envolvidos em determinado fazer e na viabilização de soluções cognitivamente efetivas para estes. Esse design se dá através de três dimensões ontológicas: a estética, a ética e a comportamental. Finalmente, essa teoria é aplicada na construção de uma metodologia de design & engenharia de artefatos e ambientes de conversação (artefatos e ambientes informáticos). Essa pesquisa tem os seguintes resultados principais: uma compreensão abrangente da efetividade do fazer humano, uma teoria da percepção, uma teoria do linguajar, uma teoria da cultura, uma teoria do hominizar, uma teoria da conversação, uma teoria geral do design, uma metodologia de design & engenharia de artefatos e ambientes de conversação. pt_BR
dc.format.extent viii, 395 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Desenho industrial pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.title Design matríztico: design de artefatos e ambientes de conversação como parte do design dos domínios do hominizar hospedeiros pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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