Cadeia produtiva da moda: um modelo conceitual da análise da competitividade no elo confecção

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Cadeia produtiva da moda: um modelo conceitual da análise da competitividade no elo confecção

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Jane Iara Pereira da pt_BR
dc.contributor.author Rech, Sandra Regina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T11:32:51Z
dc.date.available 2012-10-22T11:32:51Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 235597 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88623
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese objetivou a elaboração de um modelo conceitual de análise da competitividade para moda no elo confecção de sua cadeia produtiva, com enfoque nas micro e pequenas empresas do município de Florianópolis - Santa Catarina. Através da identificação dos fatores internos de competitividade e dos elementos de moda que interferem na etapa mais a jusante da cadeia produtiva, pretendeu-se avaliar a aderência de abordagem entre a práxis empresarial e o conhecimento disseminado pela academia, bem como apontar os itens relevantes para a proposição de um paradigma conceitual de análise competitiva. O termo cadeia produtiva da moda expressa o sistema têxtil e de confecção que se configura como uma filière, governada pelo comprador e caracterizada por elevado grau de complementaridade, da qual depende boa parte do sucesso que o produto obtém no mercado. Engloba diversos setores produtivos, desde as atividades manufatureiras de base até os serviços avançados de distribuição; e, apresenta certas especificidades: heterogeneidade estrutural e tecnológica; segmentação produtiva; relações de subcontratação; bifurcação entre as atividades produtivas (materiais) e as funções corporativas (imateriais). Atualmente, atravessa um período de profundas mudanças face ao processo de globalização e a abertura de novos mercados. Os componentes mais sensíveis destas transformações são o deslocamento da produção devido aos custos operacionais; a exasperação da concorrência; a redução do ciclo de vida dos produtos de moda; o incremento veloz das tecnologias e modificações complexas na estrutura dos mercados. O exame desta nova conjuntura mundial é essencial para a formatação de ações pró-competitividade que se alicerçam, basicamente, no emprego de um grupo de elementos dinâmicos que assegurem a obtenção de vantagens comparativas sólidas frente às novas exigências mercadológicas. O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, do ponto de vista da abordagem, e exploratório descritivo, do ponto de vista de seus objetivos. pt_BR
dc.format.extent 282 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Cadeias de abastecimento pt_BR
dc.subject.classification Moda pt_BR
dc.subject.classification Competitividade pt_BR
dc.subject.classification Roupas - pt_BR
dc.subject.classification Confeccao pt_BR
dc.title Cadeia produtiva da moda: um modelo conceitual da análise da competitividade no elo confecção pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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