dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Costa, Jane Iara Pereira da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rech, Sandra Regina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T11:32:51Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T11:32:51Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
235597 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88623 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Esta tese objetivou a elaboração de um modelo conceitual de análise da competitividade para moda no elo confecção de sua cadeia produtiva, com enfoque nas micro e pequenas empresas do município de Florianópolis - Santa Catarina. Através da identificação dos fatores internos de competitividade e dos elementos de moda que interferem na etapa mais a jusante da cadeia produtiva, pretendeu-se avaliar a aderência de abordagem entre a práxis empresarial e o conhecimento disseminado pela academia, bem como apontar os itens relevantes para a proposição de um paradigma conceitual de análise competitiva. O termo cadeia produtiva da moda expressa o sistema têxtil e de confecção que se configura como uma filière, governada pelo comprador e caracterizada por elevado grau de complementaridade, da qual depende boa parte do sucesso que o produto obtém no mercado. Engloba diversos setores produtivos, desde as atividades manufatureiras de base até os serviços avançados de distribuição; e, apresenta certas especificidades: heterogeneidade estrutural e tecnológica; segmentação produtiva; relações de subcontratação; bifurcação entre as atividades produtivas (materiais) e as funções corporativas (imateriais). Atualmente, atravessa um período de profundas mudanças face ao processo de globalização e a abertura de novos mercados. Os componentes mais sensíveis destas transformações são o deslocamento da produção devido aos custos operacionais; a exasperação da concorrência; a redução do ciclo de vida dos produtos de moda; o incremento veloz das tecnologias e modificações complexas na estrutura dos mercados. O exame desta nova conjuntura mundial é essencial para a formatação de ações pró-competitividade que se alicerçam, basicamente, no emprego de um grupo de elementos dinâmicos que assegurem a obtenção de vantagens comparativas sólidas frente às novas exigências mercadológicas. O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, do ponto de vista da abordagem, e exploratório descritivo, do ponto de vista de seus objetivos. |
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dc.format.extent |
282 f.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Cadeias de abastecimento |
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dc.subject.classification |
Moda |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Roupas - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Confeccao |
pt_BR |
dc.title |
Cadeia produtiva da moda: um modelo conceitual da análise da competitividade no elo confecção |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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