dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Kopittke, Bruno Hartmut |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cunha, Sudário de Aguiar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T11:23:20Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T11:23:20Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228428 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88614 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa foi o de entender a contribuição dos fatores percebidos pelos empresários e gerentes, como responsáveis pela criação de valor de mercado das ações de um empreendimento baseado em ativos intangíveis. Pressupõe-se que o empresário, gestor e investidor têm um entendimento intuitivo de como o negócio cria valor. Assim, a razão para a divergência entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa é aqui por hipótesecomo devido a uma proporção relativamente elevada, de ativos intangíveis, não contabilizados. Como metodologia, em termos de objeto da investigação escolheu-se uma empresa do setor petroquímico, a BRASKEM, pela importância, porte, estatura com respeito ao seu estoque de ativos intangíveis. Em termos de método e procedimento foi realizada uma pesquisa qualitativa lastreada no método da fenomenologia hermenêutica. Através de entrevistas junto a gestores da BRASKEM, foi observado como eles percebem a contribuição dos intangíveis associados com o entrosamento da BRASKEM com os clientes. Os resultados, por interpretação e entendimento do autor, sugerem como a BRASKEM cria os ativos intangíveis que contribuem para a adição de valor da empresa. |
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dc.format.extent |
216 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ativos intangíveis |
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dc.subject.classification |
Valor (Economia) |
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dc.subject.classification |
Mercado de ações - |
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dc.subject.classification |
Previsão |
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dc.title |
Incorporação dos ativos intangíveis na determinação do valor de mercado das ações de uma empresa: o caso BRASKEM |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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