Imagem e poder

DSpace Repository

A- A A+

Imagem e poder

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gómez, Luis Alberto pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Valdézia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T11:19:50Z
dc.date.available 2012-10-22T11:19:50Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 224843 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88610
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Imagem e poder: dois fenômenos distintos que se fundem quando destinados à propagação ideológica. Assim resulta a conclusão da tese que ora se apresenta, resultado de uma investigação ao longo da História, que percorreu a civilização ocidental desde o contexto que se convencionou chamar Antigüidade até os dias atuais. Para tanto, partiu-se de uma leitura das imagens visuais construídas em diferentes períodos históricos, refletindo-as à luz dos contextos político, religioso, social, econômico, cultural e ideológico. Carregadas de simbologia e fundadas em conceitos estéticos diversos, sem, contudo, deixarem de compartilhar as relações de poder, mormente com a ideologia dominante, as imagens visuais, artísticas ou não, desde sempre dão mostra de que se essa produção humana não se dá por mero reflexo desses poderes, não deixa, contudo, deles se apartar. Ou seja, por meio de uma leitura dialética constatou-se que, assim como o mito representado no humano pelos gregos, santos, reis, batalhas, retratos, enfim, imagens espalhadas e hoje expostas em museus, acervos particulares e igrejas, dentre outros, representativas de períodos históricos distintos, serviram e ainda servem à propagação da ideologia dominante. Assim como também não se exclui, dessa abordagem, a arte e a produção de imagens na contemporaneidade que, embora de forma mais complexa, acaba sendo absorvida e/ou definida pela classe dominante, quer em forma de investimento, quer por meio da produção e comercialização de objetos kitsch (padronização do gosto), quer por meio da quase exclusividade sobre o aparato cultural/social que determina o valor da obra, do produto e, em conseqüência, do produtor. Image and power: two distinct phenomena that to melt when destined to the ideological reproduction. Thus results the conclusion of the thesis that however if presents, result of an inquiry throughout the History, that covered the western civilization since the context that if stipulated to call ancient times until the current days. For this, it was broken of a reading of the constructed visual images in different historical periods, reflecting them to the light of the religious, social, economic, cultural and ideological politician contexts. Weighed down of symbology and established in various aesthetic concepts, without, however, to leave to share with the relations of power, mainly with the dominant ideology, the visual images, artistic or not, since always to set an example that if this human production if do not give for mere reflex of these powers, does not leave, however, of them if to separate. In other words, through the reading dialectic checked that, as well as the myth represented in the human for the Greeks, saints, kings, battles, pictures, at last, images scattered and today displayed in museums, particular collections, churches, among others, representative of distinct historical periods, served and still serve to the reproduction of the dominant ideology. As well as also if it does not exclude, of this boarding, the art and the production of images in the present that, even so of more complex form, become being absorbed and/or definite for the dominant class, whether in form of investment, whether by means of the production and commercialization of objects kitsch (standardization of the taste), whether by means of the almost exclusiveness on the cultural/social apparatus that determines the value of the work, of the product and, in consequence, of the producer. pt_BR
dc.format.extent 417 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Arte pt_BR
dc.subject.classification Imagem (Filosofia) pt_BR
dc.subject.classification Poder (Ciências Sociais) pt_BR
dc.subject.classification Ideologia pt_BR
dc.title Imagem e poder pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224843.pdf 8.406Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar