Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação

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Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Fregoneis, Jucelia Geni Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T10:56:29Z
dc.date.available 2012-10-22T10:56:29Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232775 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88585
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas da Educação Básica Brasileira, como forma de dar aos alunos e professores acesso à tecnologia tem apresentado barreiras de diversas ordens e ainda é bastante restrita. A carência de habilidades e competências tecnológicas dos professores é apontada pela literatura como uma das principais barreiras a serem vencidas. Como uma possível solução faz-se necessário estabelecer espaços coletivos de discussão e partilha, que fomente, de forma efetiva, um processo de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento em informática na educação. Recorrendo às abordagens de gestão do conhecimento, numa perspectiva de aprendizagem cooperativa, esse trabalho de tese apresenta um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de práticas para fomentar a criação, disseminação e compartilhamento dos conhecimentos relativos à utilização das TICs nos processos educacionais. Para tanto o modelo constituiu-se de duas modalidades: presencial e virtual (A3PIE), utilizando-se de métodos e ferramentas que tornam menos complexo o compartilhamento do conhecimento entre os professores. Como resultado, um modelo completo, eficiente e sustentável foi criado, considerando a perspectiva de indivíduo e de grupo, permitindo de forma tanto presencial quanto virtual, as comunicações síncronas e assíncronas, em outras palavras: uma comunidade de prática. Para a construção do presente modelo considerou-se, além da fundamentação teórica, os resultados de uma primeira pesquisa realizada com 60 professores de duas escolas da educação básica da Rede Municipal de Maringá quanto a Competências, Atitudes e Obstáculos relativos à incorporação das TICs na educação. O modelo foi aprovado por uma média de 87% dos entrevistados em uma segunda pesquisa de campo realizada com os mesmos professores. pt_BR
dc.format.extent xvi, 149 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title Um modelo de gestão do conhecimento em comunidades de prática para capacitação e assessoramento ao professor na área de informática na educação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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