Um modelo de gestão para o alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo de gestão para o alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author Silva, Simone de Cássia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T09:34:46Z
dc.date.available 2012-10-22T09:34:46Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 229167 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88482
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um modelo de gestão que visa o alinhamento da gestão do conhecimento (GC) ao Balanced Scorecard (BSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja verificação da proposta está fundamentada na técnica de estudo de caso. A originalidade desta tese é a contribuição de uma intervenção prática de um modelo de gestão que contribui para o alinhamento da gestão do conhecimento e a gestão estratégica, visando à conversão do conhecimento tácito em explícito, do conhecimento individual em coletivo e do conhecimento estratégico em operacional. Os princípios da teoria do conhecimento apresentam-se dispostos nos eixos filosóficos da ontologia, da gnosiologia e da epistemologia. O eixo da epistemologia permeia os vieses das dimensões cognitiva e conectiva do conhecimento organizacional. Por meio da pesquisa pura foi possível adaptar os ramos da filosofia ao contexto organizacional, entendendo que o conhecimento nas organizações não pode ser moldado em parâmetros predeterminados, pois o processamento das informações varia de acordo com cada rede de relacionamento entre os diversos stakeholders, e com cada cultura organizacional. A pesquisa aplicada ocorreu em uma empresa do setor agroindustrial de Santa Catarina, onde se pode verificar a aplicabilidade das ferramentas propostas no modelo de alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard. Neste contexto, considerou-se a identificação, decomposição, alinhamento, disseminação e avaliação das informações como atividades principais para o desenvolvimento do conhecimento coletivo e explícito, direcionando o conhecimento às conexões da rede de relacionamento estratégico da empresa. pt_BR
dc.format.extent 244 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Balanced scorecard pt_BR
dc.subject.classification Ontologia pt_BR
dc.subject.classification Epistemologia pt_BR
dc.subject.classification Teoria do conhecimento pt_BR
dc.title Um modelo de gestão para o alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
229167.pdf 1.736Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar