dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Selig, Paulo Mauricio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Simone de Cássia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T09:34:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T09:34:46Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229167 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88482 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um modelo de gestão que visa o alinhamento da gestão do conhecimento (GC) ao Balanced Scorecard (BSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja verificação da proposta está fundamentada na técnica de estudo de caso. A originalidade desta tese é a contribuição de uma intervenção prática de um modelo de gestão que contribui para o alinhamento da gestão do conhecimento e a gestão estratégica, visando à conversão do conhecimento tácito em explícito, do conhecimento individual em coletivo e do conhecimento estratégico em operacional. Os princípios da teoria do conhecimento apresentam-se dispostos nos eixos filosóficos da ontologia, da gnosiologia e da epistemologia. O eixo da epistemologia permeia os vieses das dimensões cognitiva e conectiva do conhecimento organizacional. Por meio da pesquisa pura foi possível adaptar os ramos da filosofia ao contexto organizacional, entendendo que o conhecimento nas organizações não pode ser moldado em parâmetros predeterminados, pois o processamento das informações varia de acordo com cada rede de relacionamento entre os diversos stakeholders, e com cada cultura organizacional. A pesquisa aplicada ocorreu em uma empresa do setor agroindustrial de Santa Catarina, onde se pode verificar a aplicabilidade das ferramentas propostas no modelo de alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard. Neste contexto, considerou-se a identificação, decomposição, alinhamento, disseminação e avaliação das informações como atividades principais para o desenvolvimento do conhecimento coletivo e explícito, direcionando o conhecimento às conexões da rede de relacionamento estratégico da empresa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
244 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Balanced scorecard |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ontologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Epistemologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teoria do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo de gestão para o alinhamento da gestão do conhecimento ao Balanced Scorecard |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |