dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hochheim, Norberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Giovanella, Marco Aurélio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T07:59:02Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T07:59:02Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225821 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88351 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho visa analisar projetos relacionados à formação de Central de Negócios no setor de supermercados no Estado de Santa Catarina. Inicialmente, abordam-se temas relativos ao varejo, varejo supermercadista, estratégias varejistas e redes de empresas. Posteriormente, apresenta-se pesquisa quantitativa realizada em Santa Catarina com dirigentes de cinco Centrais de Negócios do Setor de Supermercados. Na pesquisa foram abordados temas relativos a concepção da idéia de formação, análises de mercado, atividades de planejamento, benefícios, dificuldades, satisfação quanto ao modelo de negócio (associativismo) e ao projeto específico, otimização e controles do projeto de Central de Negócios. Os resultados da pesquisa mostram que há satisfação quanto ao modelo de negócio (associativismo) e satisfação relativa quanto ao projeto específico. Detectou-se que são reduzidas as análises realizadas antes da abertura das centrais e reduzidos os controles de gestão. Porém, as centrais de negócios analisadas apresentam resultados positivos quanto ao aumento do faturamento, diminuição dos custos de aquisição de produtos, acesso a fornecedores entre outros. Todavia, algumas são as dificuldades, dentre elas, destacam-se: participação de todos, culturas organizacionais distintas, legislação tributária e fiscal. Conforme dirigentes os projetos podem ser otimizados. Neste ínterim, no capítulo 5 da dissertação, é apresentada uma sugestão de proposta para elaboração de projeto de Central de Negócios em sua fase inicial. A proposta compreende os aspectos administrativos, mercadológicos e econômico-financeiros. |
pt_BR |
dc.format.extent |
175 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Supermercados |
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dc.subject.classification |
Santa Catarina |
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dc.subject.classification |
Negocios |
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dc.subject.classification |
Projetos |
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dc.title |
Análise da formação de central de negócios do setor de supermercados em Santa Catarina |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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