Análise da formação de central de negócios do setor de supermercados em Santa Catarina

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Análise da formação de central de negócios do setor de supermercados em Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hochheim, Norberto pt_BR
dc.contributor.author Giovanella, Marco Aurélio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:59:02Z
dc.date.available 2012-10-22T07:59:02Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 225821 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88351
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa analisar projetos relacionados à formação de Central de Negócios no setor de supermercados no Estado de Santa Catarina. Inicialmente, abordam-se temas relativos ao varejo, varejo supermercadista, estratégias varejistas e redes de empresas. Posteriormente, apresenta-se pesquisa quantitativa realizada em Santa Catarina com dirigentes de cinco Centrais de Negócios do Setor de Supermercados. Na pesquisa foram abordados temas relativos a concepção da idéia de formação, análises de mercado, atividades de planejamento, benefícios, dificuldades, satisfação quanto ao modelo de negócio (associativismo) e ao projeto específico, otimização e controles do projeto de Central de Negócios. Os resultados da pesquisa mostram que há satisfação quanto ao modelo de negócio (associativismo) e satisfação relativa quanto ao projeto específico. Detectou-se que são reduzidas as análises realizadas antes da abertura das centrais e reduzidos os controles de gestão. Porém, as centrais de negócios analisadas apresentam resultados positivos quanto ao aumento do faturamento, diminuição dos custos de aquisição de produtos, acesso a fornecedores entre outros. Todavia, algumas são as dificuldades, dentre elas, destacam-se: participação de todos, culturas organizacionais distintas, legislação tributária e fiscal. Conforme dirigentes os projetos podem ser otimizados. Neste ínterim, no capítulo 5 da dissertação, é apresentada uma sugestão de proposta para elaboração de projeto de Central de Negócios em sua fase inicial. A proposta compreende os aspectos administrativos, mercadológicos e econômico-financeiros. pt_BR
dc.format.extent 175 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Negocios pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.title Análise da formação de central de negócios do setor de supermercados em Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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