dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Amboni, Nerio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sardá, Laudelino José |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T07:01:10Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T07:01:10Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
226828 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88251 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na organização em que predomina a verticalização formal da informação, o indivíduo sujeita-se aos limites do processo comunicacional, como se fosse uma simples peça da engrenagem, robotizado pelas normas disciplinares, que o obrigam a cumprir apenas as suas atribuições. Desta forma, a organização não tem sensibilidade humana e alinha seus empregados no sentido de que o mais importante é o resultado para a empresa. Com isso, o indivíduo, mesmo com as facilidades da tecnologia da informação, que o coloca em contato com o mundo em tempo real, limita-se às suas funções mecânicas, quando poderia contribuir ao desenvolvimento do conhecimento da organização. A organização pode ser comparada a um organismo humano: se o sangue não ganha velocidade nas veias, o organismo torna-se sedentário. A forma de energizar a organização é valorizar o ser humano, tanto em relação ao seu potencial de conhecimento quanto os seus valores humano e ético. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação nas organizações |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualidade de vida no trabalho |
pt_BR |
dc.title |
A comunicação como estratégia de humanização das organizações |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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