Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação

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Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Botome, Silvio Paulo pt_BR
dc.contributor.author Mattana, Paula Elisa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T06:28:19Z
dc.date.available 2012-10-22T06:28:19Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 209663 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract As organizações de ensino superior tradicionalmente planejam a formação dos novos profissionais por meio das informações ou conteúdos disponíveis em relação a cada campo de atuação. Ao considerar as descobertas feitas por cientistas que trabalham com Análise Experimental do Comportamento em relação ao fenômeno comportamento e em relação aos processos de ensinar e aprender é possível incluir no planejamento do ensino a capacidade de atuar específica de cada profissão. Isso implica em mudanças em relação ao papel do conhecimento existente e disponível sobre cada área de conhecimento e campo de atuação. Ao invés de "um fim em si mesmo", o conhecimento existente passa a ser um insumo que possibilita a descoberta do que cada profissional precisa estar capacitado a fazer em relação à realidade com a qual se defronta. Por meio de um processo de derivação e decomposição de comportamentos Kubo e Botomé (2003) descobriram classes de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação profissional de um psicólogo em relação a três tipos de atuação profissional (pesquisa, ensino e intervenção direta). Tomando a proposta dos autores como ponto de partida foi possível descobrir classes de comportamentos que caracterizam a atuação profissional de um psicólogo que trabalha no sub campo de atuação denominado terapia comportamental. Partindo da cadeia básica composta por seis classes gerais de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação do terapeuta comportamental foram decompostos duzentos e vinte quatro comportamentos que compõem a cadeia de comportamentos desse profissional. Para cada subclasse de comportamentos da cadeia básica a pergunta orientadora para a decomposição foi "o que o profissional precisa estar apto a fazer para conseguir realizar esse comportamento?". A resposta a essa pergunta revelou, além das aprendizagens intermediárias, as subclasses mais específicas que compõem a classe de comportamentos mais geral. Depois de decompostas, as subclasses de comportamentos foram organizadas conforme critérios de seqüência de realização e de pré-requisitos de aprendizagem. A proposta de uma cadeia de comportamentos que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental pode ser considerada uma contribuição para a formação e para a atuação desses profissionais. Ao identificar "o que" o profissional precisa estar capacitado a fazer ao atuar, o ensino pode ser planejado de forma que atenda às necessidades da sociedade, sendo orientado não apenas pelo mercado de trabalho, mas pelo campo de atuação profissional (pelas possibilidades de atuação que podem ser criadas). Além disso, conceber a atuação do terapeuta comportamental levando em consideração os comportamentos que caracterizam esse tipo de atuação traz como decorrência a possibilidade de atuação em diferentes níveis ou âmbitos. Geralmente o trabalho do psicólogo (principalmente em contexto clínico, como é o caso do terapeuta comportamental) é caracterizado pela intervenção em um meio em que já estão instalados processos comportamentais "problemáticos" e isso acarreta uma limitada percepção, compreensão e possibilidades de atuação. A proposta de uma cadeia de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental favorece que ele inclua em seu trabalho outros valores de variáveis que determinam processos comportamentais, aumentando a abrangência e significado do trabalho não só para o profissional, mas também e, principalmente, para a sociedade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Terapeuta pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.title Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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