O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maya, Paulo Cesar da Cunha pt_BR
dc.contributor.author Ramos, Priscilla Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T06:20:59Z
dc.date.available 2012-10-22T06:20:59Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 211453 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88182
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil e o estado de Santa Catarina vêm dando atenção aos negócios internacionais, particularmente às exportações de produtos brasileiros. Assim, o problema central de pesquisa é: Qual a relação entre o Preço e os demais componentes do Marketing Mix de Produto Brasileiro de exportação nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista? Na busca de resposta a este problema, fixou-se o seguinte objetivo geral: analisar o componente preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação nas empresas do consórcio de exportação de calçados de São João Batista - Estado de Santa Catarina, Brasil. Na perseguição deste objetivo, foram fixados objetivos específicos e formuladas hipóteses, básicas e secundárias. Trata-se de um estudo teórico e empírico, exploratório, com pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e explicativa, realizado por intermédio de um estudo de caso do tipo casos múltiplos; ainda, quanto à dimensão temporal, é um estudo cross-sectional. Dentre as principais descobertas, ressalta-se que as estratégias de preço imagem e psicológica (preço referência, preço ocasional e preço prestígio) são as que possuem, em conjunto, um peso maior no grau de utilização mais elevado ('Adota Muito'), tanto no mercado doméstico como no mercado estrangeiro. Considerando os resultados dos testes de hipóteses, por meio da aplicação do teste não-paramétrico de Wilcoxon, pode-se salientar que: a hipótese básica HBB - o componente qualidade exerce influência mais significativa no preço do que os demais elementos do produto - é rejeitada para os elementos variedade, design, características, marca, embalagem, garantia e devolução, e aceita para os elementos tamanho e serviço; e a hipótese básica HBD- o fator cobertura exerce influência mais significativa no preço do que os demais fatores da praça - é rejeitada para as hipóteses secundárias que se referem aos fatores canais, variedade e pontos de venda, enquanto que a hipótese é aceita para os fatores estoque e transporte. Durante as investigações surgiram pontos que merecem esforço de investigação adicional e que são oferecidos como sugestões para futuras pesquisas pt_BR
dc.format.extent 1 v.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Marketing de exportacao pt_BR
dc.subject.classification Calçados pt_BR
dc.subject.classification Exportação pt_BR
dc.subject.classification São João Batista (SC) pt_BR
dc.subject.classification Calçados pt_BR
dc.subject.classification Preços pt_BR
dc.subject.classification Consorcios de exportacao pt_BR
dc.title O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
211453.pdf 5.402Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar