dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Tânia Luisa Koltermann da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T06:12:12Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T06:12:12Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209915 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88166 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo investigar como produzir materiais educacionais de modo que as unidades acadêmicas sejam capazes de atender as demandas diferenciadas e que estes materiais possam ser utilizados tanto no ensino presencial quanto a distância. Para a consecução do trabalho foram investigados: os modelos de produção utilizados na educação convencional e a distância; as mudanças ocorridas no contexto educacional frente à inserção das tecnologias de informação e comunicação; a abordagem que utiliza objetos de aprendizagem visando à produção flexível; e, a personalização dos materiais educacionais através dos estilos de aprendizagem. O processo de intervenção foi realizado em conformidade com a metodologia ADDIE utilizada no design instrucional, a partir da qual se estabeleceu uma metodologia para o desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, que foi integrada no ambiente HyperCALGD online. A implementação de um protótipo de objetos de aprendizagem para a Geometria Descritiva demonstrou bons resultados com relação à metodologia desenvolvida, comprovando sua exeqüibilidade. Os objetos de aprendizagem foram gerados de forma dinâmica, oferecendo flexibilidade para se adaptar às características dos alunos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geometria descritiva |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Material didatico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Produção flexível de materiais educacionais personalizados: o caso da geomatria descritiva |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Harrysson Luiz da |
pt_BR |