Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Belli, Mauro José pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T05:45:05Z
dc.date.available 2012-10-22T05:45:05Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 204531 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88117
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Em relação à alfabetização, existem inúmeros registros sobre dificuldades apresentadas por alunos. Diversas causas concorrem para determiná-las, podendo ser agrupadas em duas categorias: emocional e mecânica. As causas emocionais, em geral, são resolvidas por meio da intervenção de psicólogos. Já as mecânicas, são mais complexas e podem ser determinadas por disfunção das estruturas cognitivas ou das estruturas fonoaudiológicas. O propósito desta tese é apresentar um estudo a respeito da complexidade das dificuldades situadas nesta última categoria, bem como dos mecanismos mais utilizados. Desse modo, destaca o trabalho desenvolvido por Leonor Scliar-Cabral na utilização de bateria de testes para diagnósticos de problemas relacionados à recepção e à produção da linguagem verbal. Como resultado deste trabalho, é apresentada uma aplicação informatizada envolvendo três testes desta bateria, para avaliar a viabilidade de sua implementação. pt_BR
dc.format.extent xvi, 158 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Disturbios da aprendizagem nas criancas pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Fonoaudiologia pt_BR
dc.subject.classification Testes pt_BR
dc.title Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
204531.pdf 6.746Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar