dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Belli, Mauro José |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T05:45:05Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T05:45:05Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
204531 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88117 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Em relação à alfabetização, existem inúmeros registros sobre dificuldades apresentadas por alunos. Diversas causas concorrem para determiná-las, podendo ser agrupadas em duas categorias: emocional e mecânica. As causas emocionais, em geral, são resolvidas por meio da intervenção de psicólogos. Já as mecânicas, são mais complexas e podem ser determinadas por disfunção das estruturas cognitivas ou das estruturas fonoaudiológicas. O propósito desta tese é apresentar um estudo a respeito da complexidade das dificuldades situadas nesta última categoria, bem como dos mecanismos mais utilizados. Desse modo, destaca o trabalho desenvolvido por Leonor Scliar-Cabral na utilização de bateria de testes para diagnósticos de problemas relacionados à recepção e à produção da linguagem verbal. Como resultado deste trabalho, é apresentada uma aplicação informatizada envolvendo três testes desta bateria, para avaliar a viabilidade de sua implementação. |
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dc.format.extent |
xvi, 158 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Disturbios da aprendizagem nas criancas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fonoaudiologia |
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dc.subject.classification |
Testes |
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dc.title |
Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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