Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Mercedes Bragança Pinheiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T03:42:35Z
dc.date.available 2012-10-22T03:42:35Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 213972 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87924
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, tendo como motivação a certeza da dinâmica das sociedades, procurou situar a necessidade da educação formal adequar-se a essa dinâmica, a fim de poder proceder a inclusão social dos indivíduos que a ela se destinam. Num contexto contemporâneo procurou fundamentar sua argumentação nas teorias cognitivas interacionistas de Piaget e Vygotsky e na teoria da sensibilidade e autonomia de aprendizagem de Rogers, com a finalidade de dar suporte aos conceitos inerentes à aquisição de conhecimentos aqui formulados, que visaram a adequação das práticas pedagógicas da educação formal. Desde que se considerou a possibilidade de introduzir o uso do computador nessa prática, como auxiliar de programas de ensino-aprendizagem formalizado. Para o embasamento da proposição de modelo de IA, abordou-se aspectos inerentes a esse ramo da computação, elegendo-se o paradigma Simbólico para fundamentar o modelo proposto. Apresentou-se modelo de IA fundamentado em ferramenta do paradigma Simbólico, o Sistema Especialista que julgou-se mais adequado ao problema proposto, para coadjuvar processo de aprendizagem a nível médio. pt_BR
dc.format.extent ix, 163 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Construtivismo (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Sistemas especialistas (Computação) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Aprendizagem mediada pela inteligência artificial: uma abordagem construtivista pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
213972.pdf 738.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar