dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moraes, Marialice de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T03:21:17Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T03:21:17Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
204494 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87894 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa a experiência do Laboratório de Ensino a Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC, no que se refere à implantação, desenvolvimento e consolidação da monitoria como serviço de apoio ao aluno. Tem como objetivo aprofundar e redefinir conceitos de EAD relativos aos agentes que apóiam o aluno onde quer que ele esteja, em busca da qualidade nos serviços de atendimento, acompanhamento e informação nos cursos à distância, que, no processo, minimiza a sensação de distância e otimiza a comunicação e interação entre estudante e instituição. A abordagem qualitativa é adotada como suporte metodológico, utilizando a pesquisa-ação. Esta estratégia, juntamente com técnicas como a pesquisa bibliográfica e documental, a aplicação de questionários e a apreciação de dados quantitativos e qualitativos de origem secundária, possibilitam o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa define o perfil do monitor-pesquisador e da monitoria como serviço de apoio ao aluno à distância, subsidiando a implementação deste modelo em diferentes cenários de EAD. Conclui que o modelo de educação à distância com uso da videoconferência e Internet desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância # LED, da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC tem características inovadoras que a diferenciam no cenário nacional e internacional e que a monitoria como serviço de apoio ao aluno e o conceito do monitor-pesquisador são conceitos originais deste trabalho que está relacionado ao próprio contexto pioneiro no qual a experiência de apoio ao aluno discutida neste trabalho foi desenvolvida. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualidade dos serviços |
pt_BR |
dc.title |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |