dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Guimarães, Valeska Nahas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Castro, Gabriela Ouriques de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T01:51:22Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T01:51:22Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
207549 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87776 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo analisar a expressão da criatividade nos processos e produtos em uma cooperativa autogerida da Grande Florianópolis. Trata-se de um estudo relevante, pois percebe-se a defasagem na literatura brasileira relacionando a criatividade com formas alternativas de gestão, e, mais especificamente, com a autogestão. A pesquisa, de caráter descritivo, teve uma abordagem qualitativa, optando-se pelo procedimento metodológico denominado estudo de caso, realizado em uma cooperativa autogerida de confecções industriais e artesanais, localizada no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis. As informações foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas, observação direta, diário de campo e análise documental. Os dados primários receberam tratamento por meio da análise de conteúdo e os dados secundários por meio de análise documental. O resultado das quatro categorias de análise (cooperativa autogerida, criatividade, processo criativo e produto criativo) indica que a cooperativa estudada possui características de autogestão, proporcionando um ambiente mais propício à expressão da criatividade, comparativamente a outras formas tradicionais de gestão. No entanto, constatou-se que, além de um conjunto de fatores que favorecem a expressão da criatividade, há uma parcela de fatores desfavoráveis que influenciam o processo criativo. A análise dos dados, na perspectiva dos sujeitos da pesquisa, evidenciou que na cooperativa analisada os produtos apresentam características de originalidade, atratividade e utilidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cooperativas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Biguacu (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Autogestão |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criatividade nos negocios |
pt_BR |
dc.title |
A expressão da criatividade em cooperativas autogeridas: um estudo de caso na Cooperativa de Confecções Industriais e Artesanais do município de Biguaçu - CONFIAR |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |