Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Sant'Ana, Juliana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T00:42:10Z
dc.date.available 2012-10-22T00:42:10Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 208817 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87709
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O objetivo maior deste trabalho é desenvolver estratégias e atividades pedagógicas que cumpram, de forma mais efetiva, o papel educativo proporcionando a aquisição da aprendizagem do inglês e que despertem também o interesse do aluno das escolas municipais de Florianópolis, de quinta a oitava série, para novas pesquisas, utilizando para isso recursos tecnológicos, como o computador. O início deste estudo descreve os métodos de ensino de línguas estrangeiras, tomando como base a sucessão histórica dos diferentes métodos e a convivência desses métodos numa determinada época. A variedade de métodos existentes, principalmente para o ensino de inglês, é resultado da proliferação do ensino de línguas estrangeiras por todo o mundo. Cada um desses métodos parece estar baseado em diferentes visões sobre o que é uma língua e sobre como uma segunda língua ou uma língua estrangeira é aprendida. Este trabalho apresenta também uma visão geral dos novos meios tecnológicos que estão sendo utilizados hoje para ensinar línguas estrangeiras e como esses meios funcionam. Por fim, baseado em todos os métodos de ensino de línguas estrangeiras, desde o ensino do latim até as formas mais sofisticadas utilizando computadores e a Internet, baseado também em observações de aulas de inglês em escolas Municipais de Florianópolis e em entrevistas com professores de inglês dessas escolas, o trabalho apresentará uma proposta de ambiente virtual para o ensino de inglês que busca a integração de todos os métodos e a teoria das inteligências múltiplas, com o auxílio do computador. Essa proposta está baseada e voltada, principalmente, para a realidade do ensino de inglês nas escolas da rede Municipal de Ensino Fundamental de Florianópolis. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Aquisição da segunda linguagem pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.title Uma forma diferente de aprender inglês nas escolas municipais de Florianópolis pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
208817.pdf 1.501Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar