O uso de suplementos alimentares e hábitos de vida de universitários: o caso da UFSC

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O uso de suplementos alimentares e hábitos de vida de universitários: o caso da UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Glaycon pt_BR
dc.contributor.author Philippi, Jane Maria de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T00:14:17Z
dc.date.available 2012-10-22T00:14:17Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 203181 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87686
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Em amostra aleatória de 273 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, representante de todos os alunos matriculados em todos os cursos, aplicou-se um questionário para avaliar os hábitos de vida e o uso de suplementos alimentares. O questionário consta de 46 perguntas em 7 subtítulos: dados pessoais, sócio-econômicos, vida acadêmica, hábitos de vida, prática de atividade física, alimentação, e aparência. A precisão da amostra foi de 3,5% com prevalência esperada de 10% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados encontrados foram: 76,9% dos estudantes estão entre 20-29 anos, 87,5% apresentam IMC entre 18,5 e 24,9, o recomendável, 84,5% são de Santa Catarina, 87,9% são solteiros e 59,0% moram com a família. Possuem renda familiar de 5-10 SM, 49,8%, e 67,8% pertencem a classe social B. Consideram a vida acadêmica satisfatória, 76,2% e 92,6% consideram boa a sua qualidade de vida; ingerem bebida alcoólica, 74,1%, e 19,1% fumam. Praticam atividade física 59,0% e 86,1% fazem de 3-4 refeições/dia; mas 81,7% não sabem citar os nutrientes básicos para uma refeição balanceada, e 86,8% se acham com peso normal. Consomem produtos para melhorar a aparência 13,6% dos estudantes: 6,2% consomem alimentos especiais, 4,4% suplementos, 1,1% suplementos e alimentos especiais, 1,5% fitoterápicos, e 0,4% medicamento (laxante). O teste qui-quadrado mostrou associações como: fumam e ingerem bebidas alcoólicas, mais homens que mulheres, com mais de 30 anos e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas; já no Centro de Ciências da Educação estão mais alunos que não fumam nem bebem e fazem 3-4 refeições/dia. No Centro de Desportos estão mais alunos que praticam atividade física 4-5 vezes/semana e fazem mais de 4 refeições/dia; já no Centro Tecnológico estão mais alunos que praticam 6-7 vezes/semana de atividade física e fazem menos de 3 refeições/dia. A maioria dos alunos com IMC >25,0 estão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas e no Centro Sócio-Econômico; já no Centro Tecnológico está a minoria.Utilizam produtos para melhorar a aparência: mais alunos que não fumam nem ingerem bebidas alcoólicas e fazem de 3-4 refeições/dia; mais alunos que praticam atividade física 4-5 vezes/semana e fazem mais de 4 refeições/dia; e mais alunos que se acham magros e que são do Centro de Desportos e Centro de Ciências da Saúde. Recomenda-se a formação de um núcleo de estudos de pesquisa e extensão interdisciplinar, em qualidade de vida, para desenvolver atividades com os estudantes sobre alimentação e prática de atividade física, e desmotivar o uso do álcool e do fumo; já os estudantes que consomem produtos para melhorar a aparência, devem, além disso, ter a orientação de profissional qualificado. pt_BR
dc.format.extent 220 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Estudantes universitarios pt_BR
dc.subject.classification Atitudes pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Atitudes em relação à saúde pt_BR
dc.subject.classification Habitos alimentares pt_BR
dc.subject.classification Habitos de saude pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida pt_BR
dc.title O uso de suplementos alimentares e hábitos de vida de universitários: o caso da UFSC pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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