dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Nicolazzi, Lauro Cesar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rocha, Fábio Krug |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T23:22:10Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T23:22:10Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
207779 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87639 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho são apresentados modelos dinâmicos lineares e não lineares com dois e sete graus de liberdade, desenvolvidos a partir da técnica das múltiplas massas ou Multibody Model, para representação do comportamento real de veículos automotores. Estes modelos levam em consideração a ação de campos de deslocamentos causados por irregularidades na pista. Os desenvolvimentos teóricos são baseados na aplicação de métodos de formulação e solução de sistemas de equações diferenciais de movimento. Os parâmetros de entrada para os modelos propostos são obtidos a partir de ensaios de caracterização experimental de elementos tais como molas, amortecedores e pneus e levantamento de propriedades de massa e inércia, sendo que a validação dos modelos teóricos é feita através da medição experimental de respostas em um veículo real. Com a finalidade de verificar se a modelagem teórica desenvolvida com dois e sete graus de liberdade se aproxima do comportamento de um veículo real, são feitas comparações e análises dos espectros de freqüência de deslocamento dos modelos teóricos lineares, não lineares e experimentais. O objetivo principal deste trabalho é propor uma formulação matemática aprimorada, de forma a obter melhores resultados nas etapas de desenvolvimento do anteprojeto de estruturas veiculares. |
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dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
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dc.subject.classification |
Veiculos |
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dc.subject.classification |
Dinamica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Automoveis - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Molas e suspensao |
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dc.title |
Desenvolvimento de uma metodologia para análise de estrutura veícular |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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