dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Possamai, Osmar |
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dc.contributor.author |
Monteiro, Luiz Antonio dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T22:43:15Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T22:43:15Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
202397 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87598 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem com objetivo central identificar os componentes e atributos da qualidade nos programas de pós-graduação stricto sensu das engenharias, promovidas pelas universidades federais da região sul do Brasil, de acordo com a percepção de seus docentes,e egressos. A metodologia adotada privilegia o enfoque qualitativo. O estudo apresenta características dos tipos descritivo, exploratório e de levantamento, realizado sob a forma de multicaso, utilizando-se a entrevista como principal instrumento para coleta das informações. As amostras para selecionar os participantes desta investigação foram de caráter intencional. Para organizar e interpretar os relatos verbais, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa identificaram 35 componentes e 138 atributos para descrever a qualidade significada para a pós-graduação das engenharias pesquisadas, destacando-se nove componentes apontados como preferidos, quais sejam: produção científica relevante, corpo docente qualificado, titulados capacitados, dedicação integral de docentes e alunos, seleção rigorosa para ingresso na pós-graduação, recursos materiais e financeiros adequados, interação com a sociedade, imagem favorável do programa e estrutura curricular articulada. Verificou-se que a configuração da qualidade revelada, adota por base, parte dos resultados e do processo produtivo da referida pós-graduação, representada de forma simplificada pela produção científica relevante, pelo corpo docente capacitado e pela estrutura curricular articulada enquanto componentes comuns e preferidos pelos segmentos pesquisados. Porém há evidências que sinalizam para a ampliação deste delineamento por meio dos aspectos subjetivos que emergiram do rol de componentes e atributos levantados, querendo sugerir outros significados para a qualidade da pós-graduação. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Pós-graduação |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pós-graduação |
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dc.subject.classification |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades publicas |
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dc.subject.classification |
Pós-graduação |
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dc.title |
A percepção de docentes e egressos sobre os componentes e atributos da qualidade nos programas de pós-graduação das engenharias nas universidades federais da região sul do Brasil |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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